fbpx

PMEs crescem 14,6% em outubro, maior avanço dos últimos meses

  • IODE-PMEs registrou avanço significativo no período, após alta de 6,9% em setembro
  • Resultado forte do mês reflete manutenção do crescimento das PMEs da Indústria (+23,5%) e de Serviços (+13,4%)
  • IODE-PMEs segue mostrando queda no Comércio (-0,5% YoY), mas atacadistas se destacam no setor

 

O Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) aponta alta de 14,6% na movimentação financeira média das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras em outubro de 2023, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Com isso, o índice indica que o quarto trimestre do ano iniciou em aceleração, após crescimento de 9,4% no terceiro trimestre. No acumulado do ano até outubro, o IODE-PMEs mostra crescimento de 6,0% na comparação com igual período do ano anterior.

 

Figura 1: IODE-PMEs (Número índice – base: média 2021=100)

 

O IODE-PMEs funciona como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$50 milhões anuais, divididas em 678 atividades econômicas que compõem quatro grandes setores: Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.

Felipe Beraldi, economista e gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, comenta que o resultado do  décimo mês do ano reflete a manutenção da recuperação financeira real de contas a receber das PMEs da Indústria e aceleração do setor de Serviços. “O comportamento favorável do mercado de PMEs foi previamente sinalizado pelos resultados da ‘Sondagem Omie das Pequenas Empresas’, realizada entre julho e agosto de 2023, em que cerca de 80% dos gestores de pequenos negócios estimavam que o faturamento deveria manter tendência de crescimento no curto prazo”, diz.

No setor de Serviços, as PMEs aceleraram nos últimos meses (+13,4% YoY), após avançarem 9,1% no terceiro trimestre, puxado pelo bom desempenho dos segmentos: ‘Saúde humana e serviços sociais’, ‘Atividades administrativas e serviços complementares’ e ‘Atividades profissionais, científicas e técnicas’ (que englobam, por exemplo, ‘atividades jurídicas, de contabilidade e de auditoria’). “A retomada do crescimento de alguns segmentos de PMEs afeta positivamente os negócios de prestadores de serviços para empresas, como os contadores”, afirma Beraldi.

O crescimento observado em outubro pelo IODE-PMEs no setor industrial (+23,5%) se mostra disseminado entre as atividades contempladas no indicador. De 23 subsetores da indústria de transformação acompanhados pelo índice, 20 mostraram crescimento de dois dígitos no último mês, com destaque para as atividades de: ‘Fabricação de produtos de madeira’, ‘Fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos’ e ‘Impressão e reprodução de gravações’.

No segmento de Infraestrutura, o IODE-PMEs mostrou avanço da movimentação financeira real das PMEs (+8,1% YoY), reflexo do bom desempenho de atividades ligadas à construção civil, como “Serviços especializados para construção’ e ‘Construção de edifícios’. Por outro lado, o índice segue indicando queda da atividade das PMEs ligadas às atividades de ‘Obras de infraestrutura’.

Por fim, o setor de Comércio voltou a apresentar queda em outubro (-0,5% YoY), ainda que  em menor ritmo de retração observado nos meses anteriores (no terceiro trimestre, por exemplo, o indicador registrou retração de 7% na comparação anual). Beraldi explica que ”o resultado recente reflete, sobretudo, a recuperação no segmento atacadista (+5,5% YoY), com destaque para atividades ligadas ao: ‘Atacado de mármores e granitos’, ‘Atacado de produtos de higiene pessoal’ e ‘Atacado de alimentos’”. No varejo, apesar da nova queda observada no mês (-14,1% YoY), há atividades de alguns segmentos que seguem em crescimento, como: ‘Varejo de pedras para revestimento’, ‘Varejo de artigos de cama, mesa e banho’ e ‘Varejo de plantas e flores naturais’.

“Em linhas gerais, observamos manutenção dos condicionantes principais de crescimento das PMEs para os próximos meses: i) sustentação da renda, reflexo da resiliência vista no mercado de trabalho; ii) menores pressões inflacionárias e; iii) primeiros passos do ciclo de redução da taxa básica de juros (Taxa Selic) pelo BCB”, diz o economista.

Contudo, ainda segundo Beraldi, apesar dos resultados positivos, o cenário para as PMEs no curto prazo se mostra permeado por maior grau de incertezas, reflexo do aumento das preocupações com a capacidade do governo em sustentar seus planos de ajuste fiscal (equilíbrio das contas públicas). O tema traz efeitos significativos sobre outras importantes variáveis do mercado. Dentre eles, comportamento das expectativas de inflação e a evolução das taxas de juros domésticas.

“Ainda é cedo para atestar que o cenário doméstico se encontra pendendo para um lado mais pessimista, porém o tema deve ser monitorado de perto pelos empreendedores e demais agentes do mercado”, afirma Beraldi.

Sobre o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs)

Compreendendo a relevância das PMEs no desempenho econômico do nosso país, a Omie desenvolveu o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs), que acompanha as atividades econômicas das pequenas e médias empresas brasileiras. A pesquisa da scale-up Omie é um tipo de apuração inédita entre as empresas do segmento, atuando como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$50 milhões anuais, além de oferecer uma análise segmentada setorialmente do mercado de PMEs no Brasil. Para elaborar os índices, a Omie analisa dados agregados e anonimizados de movimentações financeiras de contas a receber de mais de 130 mil clientes, cobrindo 678 CNAEs (de 1.332 subclasses existentes) – considerando filtros de representatividade estatística. Os dados são deflacionados com base nas aberturas do IGP-M (FGV), tendo como base o índice vigente no último mês de análise, com o objetivo de expurgar o efeito meramente inflacionário na série temporal, permitindo que se observe a evolução das movimentações financeiras em termos reais.

Sobre a Omie

Fundada em 2013 por Marcelo Lombardo e Rafael Olmos, a Omie tem o propósito de destravar o crescimento de todos os tipos de negócios, oferecendo um sistema de gestão inovador, completo e ilimitado, ancorada em quatro grandes pilares: Gestão, por meio do software; Educação, por meio da Omie.Academy; Finanças, por meio das funcionalidades de um banco digital, além de linhas de crédito e soluções para apoio à gestão de PMEs, como o Itaú Meu Negócio gestão by Omie; e Comunidade, por meio de um ecossistema que conecta clientes, fornecedores e prestadores de serviços. Líder do segmento, a empresa conta com mais de 27 mil escritórios contábeis parceiros, mais de 150 mil clientes*, aproximadamente 1600 colaboradores e mais de 150 unidades de franquias no país.

por Nova PR

- 11 de dezembro de 2023
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Portal ContNews

Portal ContNews

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Direito da Saúde: OAB discute responsabilidade civil no uso da IA

Direito da Saúde: OAB discute responsabilidade civil no uso da IA

A aula foi ministrada pela advogada Fernanda Schaefer, pós-doutora em Bioética pela PUC-PR e doutora em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Durante a sua explanação, a especialista destacou a crescente aplicação da IA ??na medicina e os desafios éticos e legais. Schaefer reforçou que “é fundamental criar um arcabouço jurídico que proteja os direitos dos pacientes sem comprometer os avanços tecnológicos”.

Siga-nos no Instagram
Reforma tributária: CAE debate efeitos do Imposto Seletivo

Reforma tributária: CAE debate efeitos do Imposto Seletivo

Estabelecido pela reforma tributária com o objetivo de desestimular o consumo de produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, o Imposto Seletivo será tema audiência pública interativa da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) agendada para terça-feira (8), às 14h....

Reforma tributária: CAE debate efeitos do Imposto Seletivo

Reforma tributária: CAE debate efeitos do Imposto Seletivo

Estabelecido pela reforma tributária com o objetivo de desestimular o consumo de produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, o Imposto Seletivo será tema audiência pública interativa da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) agendada para terça-feira (8), às 14h....

Checklist tributário – 06/10 a 12/10/2024

Checklist tributário – 06/10 a 12/10/2024

Vencimento Obrigação Descrição 10/10/2024 Comprovante de Pagamento ou Crédito de Juros sobre o Capital Próprio Setembro/2024 10/10/2024 IPI TIPI Setembro/2024 - operações realizadas com os produtos classificados no código 2402.20.00 da TIPI 10/10/2024 IRRF - Juros e...

Siga-nos
CAFÉ COM IR | 28/05

CAFÉ COM IR | 28/05

Atualize-se sobre as últimas novidades do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Valter Koppe, conhecido como Doutor IR e Maurício de Luca, CEO da ConferIR. Assista na íntegra:...

Café com IR | 21/05

Café com IR | 21/05

Atualize-se sobre as últimas novidades do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Valter Koppe, conhecido como Doutor IR e Maurício de Luca, CEO da ConferIR. Entre no Grupo Whatsapp CONTNEWS IRPF para ficar...

Café com IR | 14/05

Café com IR | 14/05

Devido os desastres recentes que ocorreram em diversas cidades do estado do Rio Grande do Sul, liberamos a isenção nas mensalidades do ConferIR, como forma de auxiliar na reestrutura dos escritórios contábeis e seus clientes. Estamos juntos nessa luta e faremos o...

Café com IR | 07/05

Café com IR | 07/05

Atualize-se sobre as últimas novidades do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Valter Koppe, conhecido como Doutor IR e Maurício de Luca, CEO da ConferIR. Entre no Grupo Whatsapp CONTNEWS IRPF para ficar...

Café com IR 2024 | 30/04

Café com IR 2024 | 30/04

Atualize-se sobre as últimas novidades do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Valter Koppe, conhecido como Doutor IR e Maurício de Luca, CEO da ConferIR. Entre no Grupo Whatsapp CONTNEWS IRPF para ficar...

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Prepare-se para descobrir *As 5 Mudanças Mais Impactantes no DP com a Chegada do FGTS Digital* com os experts Jení Carla e João Paulo. As portas para o domínio completo do FGTS Digital estão abertas... mas não por muito tempo. ⏳ 🔹 Curso on-line, ao vivo e interativo🔹...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

Há tratamento tributário específico para situações em que rendimentos relativos a anos-calendário anteriores ao do recebimento, que deveriam ter sido pagos periodicamente, foram recebidos de uma única vez. Confira o ebook sobre o assunto com as atualizações para 2023!...