Memorando de Entendimento foi assinado pelo Sebrae e pela Sercotec, empresa de apoio às pequenas empresas daquele país.
Brasil e Chile estão reforçando sua parceria no comércio exterior para beneficiar e impulsionar os pequenos negócios dos dois países. Para isso, foi assinado, nesta terça-feira (22), um Memorando de Entendimento pelo presidente do Sebrae, Décio Lima, e pelo Serviço de Cooperação Técnica (Sercotec) durante a viagem oficial do presidente do país vizinho, Gabriel Boric, a Brasília.
Atualmente, o Brasil é o terceiro maior fornecedor do Chile, com participação de 11% no mercado. Ao mesmo tempo, o Chile é o sexto principal destino das exportações brasileiras, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O acordo assinado nesta terça-feira é um marco significativo após mais de duas décadas de relação entre as entidades.
O Sebrae e o Sercotec se prontificam a realizar compartilhamento de experiências e boas práticas; programas de diagnóstico e avaliação de negócios; incentivo à participação das mulheres na economia, tanto nacional quanto internacionalmente; intercâmbio de especialistas; assistência em informações de mercado; aproveitamento do Acordo de Livre Comércio, com ampliação da capacidade das micro e pequenas empresas (MPE) de se beneficiarem das oportunidades geradas pelo acordo entre Brasil e Chile; e a promoção da transição verde com troca de informações e metodologias para incentivar práticas sustentáveis e a adoção de tecnologias verdes.
Acabamos de assinar um acordo com o Chile, com a entidade responsável pelo setor. As micro e pequenas empresas representam quase a totalidade do empreendedorismo no país. Por isso, estamos juntos para assumirmos o desafio da internacionalização das nossas economias.
Décio Lima, presidente do Sebrae.
Os pequenos negócios concentram 65,3% dos empregos formais no território chileno. A economista gerente-geral do Sercotec, María José Becerra Moro, apontou a importância da parceria entre os dois países. “Estamos honrados. É um momento histórico este convênio com o Brasil e o Sebrae, que nos permitirá avançar para reduzir brechas em digitalização, gênero, sustentabilidade e avançar em processos de inclusão produtiva”, ressaltou.

Relação entre Brasil e Chile
Em 2023, o intercâmbio comercial entre os dois países totalizou US$ 12,25 bilhões, superior ao comércio do Brasil com a França ou com a Itália, por exemplo. O Chile tem se consolidado como o terceiro maior emissor de turistas para o Brasil, que, por sua vez, foi o segundo maior emissor de turistas para o Chile, em 2023.
Em janeiro de 2022, entrou em vigor o Acordo de Livre Comércio (ALC) entre Brasil e Chile. Este acordo representa um marco significativo nas relações comerciais entre os dois países, criando oportunidades para o segmento de MPE.
Os dois países possuem um Comitê de Micro, Pequenas e Médias Empresas, com representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério do Empreendedorismo, Pequena Empresa e Empresa de Pequeno Porte (MEMP) do Brasil, juntamente com a Subsecretaria de Relações Econômicas Internacionais (SUBREI) do Chile. Na pauta, está a implementação de medidas que beneficiem esses empreendimentos.
por Sebrae
0 comentários