O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o BID Invest e a Fundação IFRS formalizaram, na última quarta-feira (23), uma parceria estratégica para promover a adoção e a implementação das Normas de Divulgação de Sustentabilidade IFRS na América Latina e no Caribe. O acordo tem o objetivo de acelerar a adoção dessas normas e orientar o setor privado no processo de implementação. Entre as ações estabelecidas está o compartilhamento de conhecimento, capacitação e engajamento político.
As Normas de Divulgação de Sustentabilidade IFRS, desenvolvidas pelo International Sustainability Standards Board (ISSB), fornecem aos mercados de capitais uma base global para a divulgação de riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade, com foco nas necessidades dos investidores.
De acordo com o diretor-geral da Fundação IFRS, Michel Madelain, as autoridades públicas da América Latina e do Caribe têm demonstrado convicção de que as IFRS de Divulgação de Sustentabilidade podem ajudar a fortalecer os mercados de capitais. “Nossa parceria com o Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento fornecerá a esses mercados apoio fundamental para que se beneficiem de todo o potencial da divulgação efetiva relacionada à sustentabilidade na região”, disse.
A parceria, formalizada por meio de um memorando, ocorre em um momento crucial de crescente impulso em torno da adoção da IFRS de Divulgação de Sustentabilidade na América Latina e no Caribe. Ela se concentra em três áreas:
- Compartilhamento de conhecimento: desenvolvimento de um documento de política sobre os benefícios da adoção, teste de uma ferramenta de autoavaliação para bancos privados e produção de um estudo de caso regional;
- Capacitação: apoio a reguladores, por meio do BID, e a instituições privadas, por meio do BID Invest, para fortalecer a sustentabilidade e a divulgação de riscos relacionados ao clima; e
- Advocacia e engajamento em políticas: prestação de assistência técnica direcionada e diálogo sobre políticas para ajudar os países a adotarem e implementarem as normas.
Por meio dessa colaboração, o BID, o BID Invest e a Fundação IFRS trabalharão com as partes interessadas, públicas e privadas, para desenvolver a capacidade, atender às necessidades locais e promover o alinhamento regulatório. O BID também está alinhando suas próprias divulgações com as IFRS, por meio de um roteiro plurianual.
por CFC
0 comentários