O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) recebeu em sua sede, na tarde desta terça-feira (8), representantes da área de Atendimento da Receita Federal do Brasil (RFB) para uma reunião em que foram debatidas pautas de interesse da classe contábil.
Da parte da RFB, o coordenador de Atendimento, Eduardo Schettino, e a chefe da Divisão de Orientação, Maira Bonfante, apresentaram dois projetos que, segundo eles, visam facilitar o acesso dos contadores aos serviços da Receita e melhorar a comunicação com os contribuintes. Abordaram, ainda, outras iniciativas para melhorar o ambiente do atendimento do órgão.
Na oportunidade, o CFC, representado pelo presidente em exercício, Joaquim Bezerra, a conselheira Angela Dantas e o conselheiro Haroldo Santos Filho, relataram os problemas técnicos e dificuldades com o sistema da RFB – segundo relatos dos profissionais da contabilidade no último período, principalmente pelo canal da Ouvidoria.
Joaquim destacou a importância salutar da aproximação e da parceria histórica entre CFC e Receita, principalmente no tocante à busca permanente de soluções que auxiliem a rotina dos profissionais da Contabilidade.
Questões como a dificuldade em cumprir as obrigações acessórias devido a problemas com a plataforma e-CAC, a morosidade no processamento de arquivos essenciais para a dinâmica de trabalho contábil e o alto custo da aplicação paga que agiliza os processos na Receita foram alguns dos tópicos abordados, e que serão levados para a avaliação interna da instituição.
Além de cobrar soluções para os problemas relatados, o CFC também fez sugestões de iniciativas que podem atender melhor a classe contábil. Lideranças da equipe de Tecnologia da Informação do CFC também participaram da reunião e apresentaram a demanda de ampliação da integração dos dados do Conselho e da Receita, a fim de facilitar o acesso dos contadores e melhorar as possibilidades de cooperação entre as entidades.
Os conselheiros sugeriram ainda a criação de um grupo de trabalho entre CFC e RFB para avaliação e execução de possíveis melhorias nos sistemas, e mencionaram os resultados positivos que seriam gerados com uma integração direta da Receita com o aplicativo do Sistema CFC.
“Todos os esforços que as instituições puderem fazer para que os profissionais vejam o reconhecimento institucional e da sociedade sobre a importância do trabalho que desenvolvem, são válidos e necessários, pois se refletem na melhoria do serviço e das relações, tanto do Conselho quanto da Receita, com a classe contábil”, afirmou o conselheiro Haroldo.
por CFC
0 comentários