Com a aprovação da primeira Norma Brasileira de Contabilidade, a NBC TPE 01, em dezembro de 2024, os membros da Comissão de Contabilidade Eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), responsável pela elaboração do texto normativo, já planejam os próximos passos para a divulgação massiva do documento. A norma passa ser obrigatória a partir de janeiro de 2026.
A Comissão se reuniu nessa semana na sede do CFC, nos dias 23 e 24, e entre os temas discutidos estava o planejamento das atividades relacionadas à NBC TPE 01. Segundo o coordenador da Comissão, conselheiro Haroldo Santos, 2025 será um período muito importante para difusão do conteúdo da nova norma.
“Após essa grande conquista, que foi a elaboração e aprovação da norma, este ano será todo voltado para divulgação e capacitação dos profissionais da contabilidade, bem como dos partidos políticos, dos advogados eleitoralistas, e de todos os demais agentes que utilizam o processo eleitoral brasileiro, e que precisam conhecer as regras estabelecidas pela NBC TPE 01”, indicou o conselheiro.
As ações definidas pela Comissão pretendem alcançar os diferentes públicos e instituições que precisam conhecer a norma. Atividades como visitas ao Congresso para diálogo direto com parlamentares, envio de ofícios para entidades eleitorais e associações relacionadas, e a transmissão de lives de capacitação sobre a norma para os profissionais da contabilidade estão neste planejamento estratégico.
Também está na pauta da Comissão outras possibilidades para ampliar essa divulgação, como a construção de um manual de aplicação da NBC TPE 01 e um possível Seminário Nacional de Contabilidade Partidária. “Todo esse esforço será para que, quando chegado o momento de aplicação da norma, todos já tenham conhecimento de todos os seus aspectos”, concluiu o conselheiro Haroldo.
por CFC
0 comentários