A imagem do contador ocupado exclusivamente com obrigações e multas está mudando no mercado, graças à ajuda das tecnologias que automatizam processos e geram informações analíticas. É dessa forma que o papel do contador como conselheiro do negócio – evidenciado pela Contabilidade Consultiva – vem sendo resgatado, de acordo com Cristiane Andrade, diretora de relacionamento com contadores da Omie.
Para a executiva, o contador conselheiro sempre existiu, função que foi ofuscada pelo excesso de trabalho gerado pela quantidade de obrigações fiscais que tomavam a maior parte do trabalho do profissional. “A burocracia fiscal do país acabou conduzindo o contador para o caminho onde ele ficava muito mais preocupado em entregar as obrigações acessórias e básicas, do que efetivamente em olhar para o negócio do cliente”, observa Andrade.
Como reflexo da excessiva carga de obrigações, a principal dor do contador é a falta de tempo para processar e calcular uma grande quantidade de obrigações e demandas, acrescenta a executiva. Ela calcula que, em média, o contador tem aproximadamente 40 obrigações e tarefas fiscais a cumprir todo mês. Cálculos de folha de pagamento, declarações e guias diversas estão entre as obrigações.
Quando o processamento é feito de forma manual ou com tecnologia básica, a chance de erro é maior. “Você corre o risco muito alto de deixar de mandar alguma coisa. Tudo que o contador deixa de entregar para o fisco gera multa financeira, sem falar no custo da imagem perante o cliente. E perder a confiança do cliente tem consequências muito negativas”, detalha Andrade.
Integrando soluções
A Omie é uma plataforma de gestão empresarial e ERP, com integração de serviços contábeis, fiscais e financeiras para empreendedores e profissionais de contabilidade. Para ajudar na jornada de automatização dos usuários, a Omie conta com a solução Omie.Fit, sistema gratuito voltado para empreendedores iniciantes que possui os módulos de faturamento, emissão de notas fiscais e gestão financeira. A integração com o sistema contábil do usuário é automático.
Com análises online e em tempo real, o contador pode assessorar o seu cliente em relação ao fluxo de caixa, exemplifica a executiva. O contador pode constatar que o cliente está com pouco fluxo de caixa e tem estoque alto de um produto que não vende. Então ele pode sugerir fazer uma compra melhor, para recuperar o caixa e dar prioridade a produtos com maior giro. “Essas são informações que o contador consultor consegue fazer de forma rápida”, resume Andrade.
Sistemas contábeis, fiscais e financeiros
Além do sistema Omie Fit, a executiva destaca que a companhia possui soluções para vários segmentos, como o contábil, financeiro, fiscal e folha. O G-Click, por exemplo, é um app para gestão de tarefas contábeis, que foi adquirido pela Omie em 2021.
Por sua vez, o OneFlow é o sistema automatizado de gestão contábil, fiscal e de folha de pagamento que funciona em plataformas web, o que possibilita executar tarefas em dispositivos móveis. O sistema é uma joint venture da Omie com a Evo (Mastermaq), Tron Informática, SCI Sistemas e Fortes Tecnologia.
0 comentários