O contador sergipano Aécio Prado Dantas Júnior tomou posse como presidente e assumiu compromisso com a transformação do perfil do contador nos próximos anos.
O Conselho Federal de Contabilidade promoveu nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, a solenidade de posse da diretoria da entidade para o biênio 2022-2023 e dos novos conselheiros que representam dois terços do Plenário da Autarquia com mandato até dezembro de 2025.
O contador sergipano Aécio Prado Dantas Júnior tomou posse solenemente como presidente da entidade e, em seu discurso, relembrou sua trajetória como profissional e líder classista, enalteceu o profícuo trabalho da gestão anterior e falou dos desafios do conselho e da profissão contábil para os próximos anos.
Novo perfil do contador
O novo presidente do órgão máximo da Contabilidade no Brasil afirmou que não medirá esforços na busca da mudança do perfil do contador. “Um profissional conectado, inovador e preparado para as atuais demandas de trabalho, mas que jamais se esqueça dos princípios éticos e das normas que norteiam a atividade”, disse.
Segundo o líder contábil, tecnologias como 5G, inteligência artificial, internet das coisas e blockchain são uma realidade e sempre serão aliadas do contador. “Precisamos ser mais consultores do que executores, a Contabilidade está deixando de ser reativa para ser proativa e são muitas as ferramentas que nos possibilitam compreender a saúde financeira de uma empresa”, afirmou ele, ao destacar que hoje o profissional contábil pode se concentrar naquilo que ele realmente sabe fazer: analisar dados, detectar oportunidades de crescimento e auxiliar nas tomadas de decisões.
Um novo e grande desafio
A sustentabilidade do planeta, segundo Aécio Prado Dantas Júnior, é um dos grandes desafios para a classe contábil nos próximos anos. “Neste momento da trajetória da humanidade, quando acende os faróis amarelos para as questões de sustentabilidade do nosso planeta, a ciência contábil vem sendo chamada a dar a sua contribuição, desenvolvendo padrões de mensuração de impactos ambiental e social das atividades econômicas desenvolvidas ao redor do mundo”.
O contador afirmou que será preciso atender a essa demanda na busca por mudança de paradigma na economia, onde os fundamentos do Capitalismo não sejam somente aqueles ditados há mais de um século, em que as corporações atuavam apenas para gerar lucros aos seus investidores.
Apoio à classe contábil brasileira
Os mais de 522 mil contadores e as mais de 79 mil organizações contábeis espalhados por todos o país terão o apoio irrestrito do CFC nos próximos anos. “O conselho deve ter um olhar para todos eles, considerando as diferentes situações e dificuldades que enfrentam. Eles precisam sentir a presença do CFC como órgão fiscalizador, afinal essa é a nossa essência, mas também como entidade que luta pela melhoria da nossa profissão e do ambiente de trabalho”.
Mandato participativo
Essa será uma das marcas da nova gestão. “Buscaremos fazer um mandato extremamente participativo, dando voz aos conselheiros e apoiando de perto a atuação dos conselhos regionais. Conhecemos as dores e angústias daqueles que possuem a nobre missão de comandar seus regionais e, muitas vezes, não dispõem de capital humano ou recursos financeiros para realizar uma ou outra ação.
Aécio Prado Dantas Júnior enfatizou ainda que o sistema deve falar a mesma língua e ter uma única voz para ter condições de lutar e dar o melhor pelo desenvolvimento da profissão contábil.
Presenças
Participaram da solenidade o presidente do CFC entre 2018 e 2021, Zulmir Breda; o deputado federal sergipano Laércio Oliveira, o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes; o Secretário de Estado da Administração de Sergipe, Manuel Dernival Santos Neto, que representou o governador Belivando Chagas; o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio; o presidente da Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Cesar Miola; a presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, Sandra Euvira Gomes Santiago; o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON), Sérgio Approbato Machado Júnior; o presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Valdir Renato Coscodai; Katarina Feitoza Lima Santana, representando o prefeito Edvaldo Nogueira Filho; e lideranças contábeis e setoriais de todo o país.
Conselho Diretor
Confira quem são os novos membros do Conselho Diretor para a gestão 2022-2023:
Presidente – contador Aécio Prado Dantas Júnior
Vice-presidente de Política Institucional – contador Manoel Carlos de Oliveira Júnior
Vice-presidente de Registro – contador Carlos Henrique do Nascimento
Vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina – contadora Sandra Maria de Carvalho Campos
Vice-presidente de Controle Interno – contadora Vitória Maria da Silva
Vice-presidente Técnica – contadora Ana Tércia Lopes Rodrigues
Vice-presidente Administrativo – contador Carlos Rubens de Oliveira
Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional – contador José Donizete Valentina
Vice-presidente de Desenvolvimento Operacional – contador Joaquim de Alencar Bezerra Filho
por Deise Dantas
jornalista Portal ContNews
REDES
Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
Notícias via whatsapp: https://cutt.ly/ZIYTk86
Canal no Telegram: https://t.me/contnews
Avaliem o Portal ContNews no Google!
https://g.page/r/CdJrXa-hV3eQEBM/review
#ContNews #Contabilidade #DeiseDantas #CFC #PosseCFC #AécioPrado #CRCs
0 comentários