fbpx

Contador, como está o relacionamento do seu escritório com o cliente?

A contabilidade é um serviço de recorrência e requer um bom relacionamento com o cliente para a manutenção da carteira e sucesso no empreendimento. Diante disso, algumas práticas de sucesso do cliente são fundamentais dentro do escritório para conquistar não só essa aproximação, mas contribuir com os negócios.

 

No entanto, talvez você esteja se perguntando, o que é esse tal de sucesso do cliente? Vou te explicar. É uma abordagem empresarial focada em garantir que os clientes alcancem os resultados desejados com os serviços prestados. Isso é feito por meio de um bom relacionamento, clareza nas informações, alinhamento de expectativas e construção de confiança mútua. O objetivo é alcançar o first value (primeiro valor), no qual o cliente percebe o valor do serviço contratado e, claro, tornar o contador mais consultivo.

 

Então, quais são as práticas que podem nos levar a isso? Veja as dicas que separei para você, contador.

 

Sempre que um cliente realizar a contratação, é necessário realizar uma reunião inicial para entender as necessidades e perfil do cliente, preferências de comunicação, expectativas e metas. Essa é a hora de conhecer o tipo do negócio. Prepare também uma lista detalhada com toda a documentação que você precisará, isso estabelece a base da relação, e é uma oportunidade para criar conexão e mostrar o valor do seu trabalho, portanto documente as preferências de cada um.

 

Os encontros períodos  são outra prática que deve estar na lista. Mantenha uma agenda regular com seus clientes, mesmo que não haja nenhum problema aparente. Esses encontros podem ser online ou presenciais e ajudam a manter um compromisso entre as partes, inclusive, se adiantar a possíveis empecilhos ou oportunidades. Documente esses encontros e tenha um histórico de interações.

 

 Ter uma comunicação proativa e mostrar que está atualizado sobre o mercado são itens valiosos. Compartilhe notícias como alterações fiscais, legislação ou situações que possam afetar os seus empreendimentos. Para isso, esteja atento aos principais veículos de comunicação do setor.

 

Ofereça um serviço personalizado. Adapte a linguagem técnica a fim de que seu cliente entenda melhor os assuntos relacionados ao seu negócio. Outro ponto importante aqui é ter à disposição diferentes planos de serviços, assim é possível decidir qual o melhor, diante as necessidades daquele momento. Serviço personalizado inclui também não deixar de praticar técnicas de escuta ativa e validação de sentimentos, mantendo atendimentos regados de empatia e qualidade. 

 

Seja transparente e passe confiança. Os contadores lidam com informações sensíveis dos negócios, por isso, mantenha sempre uma comunicação clara sobre as expectativas, custos envolvidos e serviços contratados. Garanta a segurança das informações e transparência nos direcionamentos.

Aposte na capacitação. Compartilhe seminários, workshops e materiais educativos para potencializar os ensinamentos aos seus clientes sobre práticas financeiras e contábeis e, claro, também faça a sua parte se atualizando sobre o mercado. O treinamento contínuo fortalece o entendimento dos processos e auxilia na tomada de decisões. 

 

Inclusive, existem no mercado empresas do setor que disponibilizam em sua plataforma uma universidade corporativa gratuita, com conteúdos, que incluem materiais sobre empreendedorismo e contabilidade, para profissionais do mercado.

 

Tenha a tecnologia como aliada. Use ferramentas que potencializam o dia a dia do cliente, como um Software de Gestão (ERP). A automação de processos ajudam a reduzir falhas e aumentar a eficiência dos controles. Importante verificar se o sistema possui recursos de integração entre contador e empresa para facilitar a comunicação, entregas e coletas de informações entre o cliente e o seu profissional contratado. Além disso, tecnologias voltadas para análise de dados podem oferecer uma percepção avançada e mais precisa do negócio do cliente.

 

Defina Indicadores de Desempenho (KPIs) para o atingimento do Primeiro Valor, taxa de contratos e satisfação do cliente. É muito importante entender a porcentagem de não renovação das serviços e coletar feedbacks, abrindo assim a oportunidade de “repescagem” desses parceiros.

 

Depois de tudo isso, eu te pergunto. Contador, como está o relacionamento do seu escritório com os seus clientes? Quais desses tópicos você já coloca em prática? Tenha em mente que essa é uma tendência, e essas práticas contribuem para esse processo, que será cada vez mais considerado na hora de contratar um serviço. É essencial que os profissionais sejam mais consultivos, superem as expectativas e construam negócios prósperos e íntegros.

 

Artigo escrito por Caroline Gabert é especialista em Sucesso do Cliente da Omie

por Nova PR

- 28 de junho de 2024
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Portal ContNews

Portal ContNews

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Confira o resultado definitivo do 40º Exame de Ordem Unificado

Confira o resultado definitivo do 40º Exame de Ordem Unificado

A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação ou dos dois últimos semestres.

Siga-nos no Instagram
Aviso de Pauta

Aviso de Pauta

Receita Federal concede entrevista coletiva sobre a tributação de compras em sites internacionais. A Receita Federal concederá entrevista coletiva técnica para esclarecer dúvidas relacionadas às novas regras de tributação sobre compras realizadas em sites...

Aviso de Pauta

Aviso de Pauta

Receita Federal concede entrevista coletiva sobre a tributação de compras em sites internacionais. A Receita Federal concederá entrevista coletiva técnica para esclarecer dúvidas relacionadas às novas regras de tributação sobre compras realizadas em sites...

Checklist tributário – 01/07 a 06/07/2024

Checklist tributário – 01/07 a 06/07/2024

Vencimento Obrigação Descrição 03/07/2024 IOF (21 a 30/06/2024) Operações de crédito – PJ; Operações de crédito – PF; Operações de câmbio - Entrada de moeda; Operações de câmbio - Saída de moeda; Aplicações financeiras; Factoring; Seguros; Ouro, ativo Financeiro...

Siga-nos
CAFÉ COM IR | 28/05

CAFÉ COM IR | 28/05

Atualize-se sobre as últimas novidades do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Valter Koppe, conhecido como Doutor IR e Maurício de Luca, CEO da ConferIR. Assista na íntegra:...

Café com IR | 21/05

Café com IR | 21/05

Atualize-se sobre as últimas novidades do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Valter Koppe, conhecido como Doutor IR e Maurício de Luca, CEO da ConferIR. Entre no Grupo Whatsapp CONTNEWS IRPF para ficar...

Café com IR | 14/05

Café com IR | 14/05

Devido os desastres recentes que ocorreram em diversas cidades do estado do Rio Grande do Sul, liberamos a isenção nas mensalidades do ConferIR, como forma de auxiliar na reestrutura dos escritórios contábeis e seus clientes. Estamos juntos nessa luta e faremos o...

Café com IR | 07/05

Café com IR | 07/05

Atualize-se sobre as últimas novidades do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Valter Koppe, conhecido como Doutor IR e Maurício de Luca, CEO da ConferIR. Entre no Grupo Whatsapp CONTNEWS IRPF para ficar...

Café com IR 2024 | 30/04

Café com IR 2024 | 30/04

Atualize-se sobre as últimas novidades do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Valter Koppe, conhecido como Doutor IR e Maurício de Luca, CEO da ConferIR. Entre no Grupo Whatsapp CONTNEWS IRPF para ficar...

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Prepare-se para descobrir *As 5 Mudanças Mais Impactantes no DP com a Chegada do FGTS Digital* com os experts Jení Carla e João Paulo. As portas para o domínio completo do FGTS Digital estão abertas... mas não por muito tempo. ⏳ 🔹 Curso on-line, ao vivo e interativo🔹...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...