A Comissão Nacional de Educação Contábil do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) esteve reunida para tratar da disseminação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Ciências Contábeis (DCNs). O encontro aconteceu nos dias 17 e 18 de fevereiro, na Universidade de Fortaleza (Unifor), sediada na capital cearense.
Entre as pautas abordadas, estavam a capacitação para disseminação das novas DCNs; a definição da programação do Workshop de Multiplicadores das Diretrizes; e a elaboração do material orientativo que será disponibilizado no workshop.
O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, José Donizete Valentina, destacou que a entidade tem protagonizado a implantação das novas diretrizes por ter sido a principal articuladora no desenvolvimento das DCNs. Isso ocorreu por meio da Comissão Nacional de Educação do CFC em parceria com as Academias de Ciências Contábeis nacional e regionais. “Essa comissão elaborou a proposta, construída a partir de uma discussão ampla, com toda a classe, o Sistema CFC/CRCs e as Instituições de Ensino Superior. Automaticamente, quando as diretrizes foram aprovadas e, consequentemente, a partir de 2 de maio de 2024 passou a ser obrigatório que, em dois anos, todas as IES efetuem a implementação, nós nos vemos no compromisso de que, embora a responsabilidade e a obrigatoriedade sejam para a instituição de ensino, nós queremos, sim, ajudar para que a profissão receba o melhor”, explicou.
O contador ainda ressalta que a construção do texto envolveu pesquisa árdua que englobou a realidade e documentos brasileiros. Houve, ainda, o foco em alinhar essa proposta às práticas internacionais, inclusive defendidas pelas entidades contábeis globais. Dessa forma, temas como aprendizado por meio de competências e temáticas como tecnologia, sustentabilidade e liderança vão preparar os futuros contadores para dialogar com profissionais de todo o planeta.
O evento de capacitação está previsto para 29 e 30 de abril de 2025. O encontro vai ocorrer na sede do CFC, em Brasília/DF, e será voltado para multiplicadores indicados pelos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e pelas Academias de Ciências Contábeis de cada Unidade Federativa. A proposta do workshop é promover ampla divulgação, discussão e alinhamento sobre as DCNs, que devem ser implantadas até maio de 2026. Outro objetivo é formar profissionais disseminadores, visando à disseminação das diretrizes e à implementação eficiente e dentro do prazo pelas Instituições de Ensino Superior (IES). “Nós estamos buscando, por meio da comissão, formar multiplicadores para que nós possamos, por meio desses profissionais multiplicadores e da própria comissão que estará de mãos dadas [com as IES] nos 26 estados e no Distrito Federal, ajudar as instituições de ensino nessa implementação”, pontua.
Na ocasião, será trabalhado o material “Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Ciências Contábeis – Comentada” lançado em 2024 durante o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC). Adicionalmente, a comissão de educação tem trabalhado em um material especial que será distribuído no workshop.
“Nossas ações são voltadas para dar o suporte para que as IES estejam mais bem preparadas para o desenvolvimento de ações e a implantação das novas diretrizes curriculares. É um processo que envolve várias etapas, metodologia, seleção de competências e de disciplinas. Além disso, para toda essa construção, as instituições precisam compreender as suas missões, visões e histórias e, ainda, quais as necessidades das regiões nas quais estão sediadas. O nosso papel é proporcionar as bases para que esse caminho se cumpra da melhor forma possível”, completa Donizete.
por CFC
0 comentários