Com oportunidades à vista, a tecnologia será um diferencial para melhorar a eficiência das operações e fortalecer o relacionamento com clientes.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), 2025 será marcado pela ampliação acelerada na matriz elétrica brasileira, se aproximando dos recordes obtidos em 2023 (10.316 MW) e em 2024 (10.792 MW). Do ponto de vista comercial, sete estados em quatro regiões do Brasil tiveram empreendimentos liberados para operação no primeiro mês de 2025. Além disso, há o potencial ainda pouco explorado em relação à energia renovável e à sustentabilidade, animam ainda mais o segmento.
Ainda assim, junto às oportunidades surgem desafios e investimentos necessários para crescer em um mercado promissor e competitivo. Nesse sentido, a tecnologia tem um papel fundamental para estruturar os novos caminhos do setor de energia. Por exemplo, a implementação de redes inteligentes e medidores bidirecionais permite que consumidores acompanhem o consumo em tempo real. Internamente, comercializadoras de energia investem em novas tecnologias para reduzir custos operacionais, ganhando eficiência no uso de dados para guiar decisões.
Inteligência Artificial e ERP: o futuro da gestão energética e financeira
Neste cenário cada vez mais digital, a Inteligência Artificial (IA) será a protagonista, oferecendo soluções para otimizar a gestão energética e prever padrões de consumo com maior precisão. Soma-se a isso, a necessidade das empresas de fortalecer o setor financeiro e fiscal para que estes não sejam um gargalo entre a prestação de serviços e os consumidores, tampouco em relação às autoridades tributárias, especialmente com a entrada das primeiras mudanças da reforma Tributária em 2026.
Para Renato Halt, Co-Founder da B2Finance, a Inteligência Artificial será o divisor de águas para o crescimento e consolidação das empresas do setor de energia, e, nessa disputa, quem sai na frente ganha vantagem sobre as outras. Mais do que agilidade, as soluções baseadas em IA ou que unem ERP e IA, podem garantir um pilar fundamental para o mercado: a segurança e integridade de dados.
“O setor de energia é à base para o crescimento econômico global, nada acontece sem o investimento na evolução sustentável da matriz energética. Contudo, isso soma uma responsabilidade muito maior em todos que integram essa cadeia, e as soluções inteligentes chegam para oferecer a estabilidade, segurança e eficiência que o segmento necessita. Entendemos que do ponto de vista financeiro, a próxima tendência une ERP e IA Generativa como um investimento necessário para o amadurecimento operacional e integridade das informações do sistema”, destaca.
Com oportunidades à vista, quanto maior a precisão dos dados guiando as decisões, maior a chance de crescimento. O investimento em inovação é uma realidade em todos os segmentos e no setor de energia não será diferente. Para conhecer soluções ERP com IA Generativa, acesse o site da B2Finance, especialista em terceirização de serviços contábeis, fiscais e financeiros: www.b2finance.com.
por Trópico Comunicação
0 comentários