Incidência do ISS sobre a locação de bens móveis

O Imposto Sobre Serviços (ISS) tem sua incidência na prestação de serviços por empresas e também profissionais autônomos.

O ISS é disciplinado pela Lei Complementar 116, de 31 de julho de 2003.

O artigo 1º da Lei Complementar 116/2003, dispõe que o fato gerador do ISS é a prestação de serviços “O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, tem como fato gerador a prestação de serviços constantes da lista anexa, ainda que esses não se constituam como atividade preponderante do prestador.”

A locação de bens móveis, constava no Projeto de Lei aprovado pelo Senado Federal, porém, o Presidente da República, vetou o subitem relativo a essa atividade.

Após anos de discussões, o STF decidiu não ser constitucional a cobrança do ISS sobre os bens móveis, através da Súmula Vinculante número 31.

Deve se observar que na locação de bens móveis, não existe a incidência do ISS, desde que dissociada da prestação de serviços, quando a locação for seguida de prestação de serviços por parte do locador, terá a incidência do ISS previsto na Lei Complementar 116/2003.

Assim, deverá ser analisada no planejamento tributário, toda atividade e seu desenvolvimento, para que não deixe de recolher ISS.

Alexandre Dell’ Orti – Contador

@alexandredellorti

 

- 17 de agosto de 2021
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Alexandre Dell' Orti

Alexandre Dell' Orti

5 Comentários

  1. ANA

    Então na locação será devido o ICMS? É ISSO?

    Responder
  2. Alexandre Dell Orti

    Prezada Ana, não, se for locação de equipamentos ou máquinas não será devido o ICMS.

    Responder
    • Alexandre Dell Orti

      Locação sem operador.

      Responder
  3. ANDRE ALENCAR

    No caso de locação de um equipamento cujo tem seu contrato de locação com a contratante e depois outro contrato para a prestação de serviço de mão de obra para operacionalizar essa locação nas dependências da contratante, o ISS é devido somente na mão de obra junto com essa locação no caso em si será locação de munck com operador que é da contratada. a tributação do ISS é global ou individualizada?

    Responder
    • Luciane Tencini

      Olá André!
      Em relação ao seu caso, existem alguns municípios que argumentam que quando o caminhão munck é locado com operador se trataria de serviço de fornecimento de mão de obra.
      Mas na maioria dos casos, o entendimento é que locação não gera ISS, seria só a prestação do serviço que é considerado mão de obra.
      O ISS que é pago no local da prestação do serviço, deve ser o segregado da locação. Locação é obrigação de dar e a prestação de serviço é obrigação de fazer.
      Então utilize como base de cálculo a prestação de serviço para que não pague ISS a maior.
      Locação constitui a disponibilização de um bem sem a necessidade da prestação de serviço. Por isso que a locação de bens móveis não está na LC 116/03. Esse também é o entendimento do Supremo Tribunal Federal. Eles consideram inconstitucional a incidência do Imposto Sobre Serviços sobre operações de locação de bens móveis.
      Diante deste cenário, o mais comum é que os municípios não considerem a locação como serviço. Então eles não vão tributar tais atividades pelo ISS. E como a locação de bens móveis não tem natureza de serviço, não emite nota fiscal.
      É necessário apenas que o locador seja aquele que detém a titularidade do bem, faça a cessão de posse do objeto locado e sua manutenção, tenha contrato e laudo de vistoria.
      Att.
      Carla Müller – articulista do Portal ContNews

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Antes da MP 651/2014, crédito do Reintegra deve compor base de cálculo do IRPJ e da CSLL

Antes da MP 651/2014, crédito do Reintegra deve compor base de cálculo do IRPJ e da CSLL

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu que, não havendo expressa disposição legal em contrário, o crédito do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários (Reintegra), antes da Medida Provisória (MP) 651/2014, deve compor a base de cálculo do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Siga-nos no Instagram
Siga-nos
15/04/25 | Descomplicando o IRPF: Tire Suas Dúvidas ao Vivo

15/04/25 | Descomplicando o IRPF: Tire Suas Dúvidas ao Vivo

A nossa próxima LIVE sobre IRPF já tem dia e hora marcados: 📅 15 de abril⏰ às 8h30📍 No nosso canal do YouTube: https://youtube.com/live/xPKJKTE1ZCs Vamos tirar dúvidas, compartilhar dicas valiosas e te ajudar a declarar seu imposto de renda com mais tranquilidade! 💡💰...

Café com IR 08/04: IRPF sem complicação!

Café com IR 08/04: IRPF sem complicação!

Estamos AO VIVO no nosso canal do YouTube para falar sobre IRPF! 💰📝 Vamos trazer dicas práticas e responder perguntas ao vivo pra te ajudar a declarar com mais segurança e tranquilidade. https://www.youtube.com/live/mYR3D0v3axM #liveirpf #impostoderenda #irpf2025...

Regras do IRPF 2025

Regras do IRPF 2025

Fique por dentro das novidades sobre o Imposto de Renda e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Dr. IR, Valter Koppe, conhecido como Doutor IR, Maurício de Luca, CEO da ConferIR, e apresentação e moderação com Magda Battiston, Portal ContNews....

CAFÉ COM IR | 28/05

CAFÉ COM IR | 28/05

Atualize-se sobre as últimas novidades do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Valter Koppe, conhecido como Doutor IR e Maurício de Luca, CEO da ConferIR. Assista na íntegra:...

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Prepare-se para descobrir *As 5 Mudanças Mais Impactantes no DP com a Chegada do FGTS Digital* com os experts Jení Carla e João Paulo. As portas para o domínio completo do FGTS Digital estão abertas... mas não por muito tempo. ⏳ 🔹 Curso on-line, ao vivo e interativo🔹...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

Há tratamento tributário específico para situações em que rendimentos relativos a anos-calendário anteriores ao do recebimento, que deveriam ter sido pagos periodicamente, foram recebidos de uma única vez. Confira o ebook sobre o assunto com as atualizações para 2023!...