Os chamados potenciais empreendedores chegam a 47 milhões, resultado que coloca o país atrás apenas da Índia.
O Brasil possui o segundo maior contingente do mundo de não empreendedores que desejam ser donos de negócio. Os chamados potenciais empreendedores – aqueles que ainda não empreendem, mas desejam ter um negócio em até três anos – chegam a quase 50% da população adulta (com 18 a 64 anos), ou seja, 47 milhões de indivíduos, resultado que coloca o país atrás apenas da Índia (com 163 milhões), mas que conta com uma população mais de seis vezes maior que a brasileira.
Os dados são da mais recente edição do Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2024), levantamento realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe).
A GEM sinaliza ainda que, pelo segundo ano consecutivo, “Fazer a diferença no mundo” é a principal motivação dos empreendedores iniciais brasileiros, ultrapassando “ganhar a vida porque os empregos são escassos” e “construir riqueza/renda muito alta”. Os empreendedores iniciais englobam aqueles nomeados como nascentes – que realizaram alguma ação visando um negócio próprio ou quem tem uma empresa com até três meses de operação – e os novos – com três meses a três anos e meio de operação.
Empreender é um sonho do brasileiro e a pesquisa deixa isso claro. A lógica do trabalho vem mudando ao longo dos anos. Hoje, as pessoas preferem ter o próprio negócio e não ficarem submetidos ao processo tradicional do trabalho. Para que este sonho ganhe terra firme é preciso que antes haja um leque de políticas-públicas, que permitam garantir sua sobrevivência.
Décio Lima, presidente do Sebrae.
“O empreendedorismo e o Estado de bem-estar social possuem uma relação intrínseca. É graças à atuação do Estado, que o empreendedorismo pode se desenvolver, crescer e ganhar escala. É a cooperação entre o Estado e o setor privado que gera o desenvolvimento econômico do país. E a combinação de políticas governamentais eficazes aliadas ao empreendedorismo impulsiona o crescimento econômico e negócios prósperos”, complementa Décio.
O levantamento indica que ‘Ter seu próprio negócio’ continua em terceiro lugar como o sonho mais citado por 34% da população adulta, atrás apenas de ‘Comprar a casa própria’ e ‘Viajar pelo Brasil
O Monitor Global de Empreendedorismo (GEM, na sigla em inglês) é a principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo. Realizada desde 1999, contabiliza a participação de mais de 120 países. No Brasil, para a edição de 2024, foram entrevistados 2 mil adultos e 58 especialistas.
por Sebrae
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