Metamorfose no sistema tributário brasileiro desafia empresas

Advogado explica razões de tantas alterações normativas relacionadas a impostos e dá dicas de adequação


 

Segundo um estudo de 2022 do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), as empresas brasileiras cumprem mais de 4860 normas relacionadas a impostos. E além da quantidade, elas não param de mudar.

 

Leonardo Roesler, especialista em Direito Tributário e Empresarial e sócio do escritório RMS Advogados, ressalta que o ambiente fiscal brasileiro vive em profunda metamorfose, com alterações legislativas significativas que buscam, ao menos em sua proposta, trazer maior eficácia e transparência ao sistema.

 

No entanto, essa mutação constante gera problemas às empresas que precisam se adequar para evitar penalidades e prejuízos. O desafio de manter os negócios nesse cenário acaba exigindo preparação contínua, tanto para enfrentar alterações legislativas que já aconteceram, quanto para estar melhor preparado para futuras.

 

“As empresas precisam de estratégia, um bom time jurídico e tecnologia. É fundamental estabelecer um planejamento tributário robusto, flexível para se adaptar às novas realidades, mas também sólido para garantir a conformidade e a eficiência operacional. Ter expertise jurídica, seja interna ou externa, facilita a identificação de oportunidades e riscos, permitindo que a empresa tome decisões informadas e estratégicas. E, claro, é imperativo investir em sistemas atualizados”, afirma.
 

Outro elemento a considerar é a prática de governança tributária e compliance. Em um ambiente onde as mudanças são constantes, assegurar uma atuação íntegra, ética e transparente é mais do que uma necessidade legal – é uma estratégia empresarial. “As práticas de compliance reduzem riscos, evitam penalidades e fortalecem a imagem da empresa perante o mercado e as autoridades fiscais”, completa.

Por que há tantas mudanças

Segundo o advogado, há muitas razões que explicam a complexidade intrínseca do sistema tributário brasileiro, e que incluem aspectos históricos, políticos, econômicos e sociais.

 

Em grande parte, essas mudanças refletem a estrutura federativa do país, onde União, Estados e Municípios possuem competência para instituir seus próprios tributos, criando uma vasta teia – por vezes com linhas sobrepostas ou conflitantes – de impostos, taxas e contribuições.
 

Além dessa questão estrutural, o especialista diz que as mudanças na tributação muitas vezes respondem às necessidades fiscais momentâneas. Governos em todas as esferas ajustam a tributação como uma ferramenta primordial de política econômica, seja para enfrentar crises, financiar políticas públicas emergentes ou equilibrar os orçamentos.
 

Há ainda o aspecto de ferramenta política, com alterações tributárias refletindo demandas sociais ou de grupos específicos com forte influência política. Essas demandas podem abranger desde a necessidade de mais financiamento para áreas como saúde e educação até interesses mais nichados. Vale observar também o papel do ideal de justiça fiscal, com mudanças para tributar mais quem pode contribuir mais.
 

“E as inovações e evoluções da economia moderna, especialmente no contexto da economia digital, trazem novos desafios a cada novo modelo de negócio. A elevada litigiosidade tributária no Brasil também contribui. Questões tributárias frequentemente encontram seu caminho até o Judiciário, e decisões de tribunais superiores podem precipitar ajustes na legislação vigente”, esclarece.
 

Uma possível solução é vislumbrada na reforma tributária que pretende simplificar e unificar impostos. Mas enquanto essa questão não é concluída em definitivo, o país precisa se alinhar entre suas 27 unidades federativas e mais de 5.560 municípios.
 

Para exemplificar como são variadas as transformações e finalidades tributárias no país, o profissional elencou cinco exemplos de mudanças recentes. Confira a seguir.
 

1 – Ajuste das alíquotas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): diante de uma reestruturação da lei geral do ICMS, houve uma limitação na aplicação da alíquota genérica desse imposto em operações como as de combustíveis, gás natural, energia elétrica e serviços correlatos. “Diversos governos estaduais recalibraram suas alíquotas internas do imposto, buscando equilibrar a arrecadação face à ausência, até o momento, de critérios claros por parte do governo federal para compensação financeira pela perda de arrecadação”, comenta.
 

2 – Reformulação da Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF): a Receita Federal anunciou em 2022 a extinção da DIRF, delegando suas obrigações à Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf). “A transição, que culminará na completa substituição da DIRF em 2024, exige uma meticulosa adequação das empresas”, observa.
 

3 – Instituição da NFCom: no setor de Telecomunicações, a concepção da NFCom trouxe um layout digital único, desenvolvido para substituir dois modelos: a Nota Fiscal de Serviço de Comunicação e a Nota Fiscal de Serviço de Telecomunicações. “Essa padronização objetiva simplificar e otimizar os processos, promovendo uma maior coerência e fluidez no setor”, explica.
 

4 – Extensão do prazo para adesão aos Editais de Transação: em virtude da Portaria 247/2022, a Receita Federal prorrogou o prazo para que os contribuintes pudessem aderir aos Editais de Transação até o final de março de 2023. “Este ato permitiu que tanto pessoas físicas quanto jurídicas, que se encaixassem nos critérios de adesão, pudessem regularizar suas pendências junto ao Fisco”, diz.
 

5 – Monitoramento dos Maiores Contribuintes: a Portaria n° 252/22 atualizou os valores referentes aos critérios de indicação de pessoa jurídica para o monitoramento específico dos maiores contribuintes. “Tais diretrizes têm o escopo de proporcionar uma fiscalização mais acurada e eficaz sobre as grandes corporações, garantindo que haja uma contribuição tributária proporcional à sua magnitude econômica”, pontua.

por Assessoria de Imprensa RMS Advogados

- 19 de setembro de 2023
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Portal ContNews

Portal ContNews

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Palestra sobre Reforma Tributária para Representantes Comerciais

Palestra sobre Reforma Tributária para Representantes Comerciais

O evento se destacou por seu formato dinâmico e interativo, sendo um espaço para um diálogo aberto com os participantes, respondendo a perguntas, esclarecendo dúvidas e debatendo as particularidades do setor. Essa interação permitiu que os Representantes Comerciais compreendessem melhor as nuances da reforma e suas implicações práticas em seus negócios.

Siga-nos no Instagram
Desligamento em Caso de Falecimento de Empregado

Desligamento em Caso de Falecimento de Empregado

No registro do evento "S-2299 – Desligamento" com motivo Rescisão por falecimento do empregado, deve constar obrigatoriamente a data de óbito do trabalhador. O vínculo empregatício, por seu caráter personalíssimo, é considerado extinto automaticamente com o...

Siga-nos
Regras do IRPF 2025

Regras do IRPF 2025

Fique por dentro das novidades sobre o Imposto de Renda e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Dr. IR, Valter Koppe, conhecido como Doutor IR, Maurício de Luca, CEO da ConferIR, e apresentação e moderação com Magda Battiston, Portal ContNews....

CAFÉ COM IR | 28/05

CAFÉ COM IR | 28/05

Atualize-se sobre as últimas novidades do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Valter Koppe, conhecido como Doutor IR e Maurício de Luca, CEO da ConferIR. Assista na íntegra:...

Café com IR | 21/05

Café com IR | 21/05

Atualize-se sobre as últimas novidades do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Valter Koppe, conhecido como Doutor IR e Maurício de Luca, CEO da ConferIR. Entre no Grupo Whatsapp CONTNEWS IRPF para ficar...

Café com IR | 14/05

Café com IR | 14/05

Devido os desastres recentes que ocorreram em diversas cidades do estado do Rio Grande do Sul, liberamos a isenção nas mensalidades do ConferIR, como forma de auxiliar na reestrutura dos escritórios contábeis e seus clientes. Estamos juntos nessa luta e faremos o...

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Prepare-se para descobrir *As 5 Mudanças Mais Impactantes no DP com a Chegada do FGTS Digital* com os experts Jení Carla e João Paulo. As portas para o domínio completo do FGTS Digital estão abertas... mas não por muito tempo. ⏳ 🔹 Curso on-line, ao vivo e interativo🔹...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

Há tratamento tributário específico para situações em que rendimentos relativos a anos-calendário anteriores ao do recebimento, que deveriam ter sido pagos periodicamente, foram recebidos de uma única vez. Confira o ebook sobre o assunto com as atualizações para 2023!...