fbpx

Não existe espaço para inovação que não seja sustentável, diz especialista

Alto grau de desconhecimento ou superficialidade quanto ao tema impede empresas de atuarem de forma significativa com o conceito de ESG.

Inovação e sustentabilidade são conceitos interdependentes e, atualmente, não existe espaço para inovação que não seja sustentável. É o que aponta a especialista Elaise Sestrem. “O termo abrange inclusive a capacidade de uma empresa se manter financeiramente a longo prazo e engajar colaboradores. Isso tudo é envolvido pelo ESG, que deve ser um plano de ação integrado em todas as áreas desde o início da organização”, explica. No entanto, muitos gestores ainda veem a prática com desconfiança ou, segundo a profissional, a aplicam de forma rasa, “apenas para cumprir agenda”. Ou seja, a ideia equivocada de que atuar em ESG significaria perder lucro, impede lideranças de se aprofundar no tema.

Elaise é advogada com dez anos de experiência em direito tributário, tem MBA em andamento em ESG (sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa) e Inovação e é responsável técnica do projeto de desenvolvimento da estratégia de ESG e Sustentabilidade do Centro de Inovação Blumenau (CIB). Comprometida a desmistificar o tema e trazê-lo para a realidade cotidiana de empresas, está confirmada como palestrante no Conexão WK, evento de imersão em tecnologia e inovação para gestão de empresas que ocorre em setembro em Blumenau/SC.

Por mais frequentes que sejam as menções ao ESG, a especialista observa que o tema ainda é tratado com bastante superficialidade, principalmente por causa da falta de conhecimento de gestores e líderes de empresas sobre a importância do assunto. “É verdade que o ESG foi puxado inicialmente por ambientalistas, mas hoje já deve ser visto como uma prática de gestão. Ele tem tudo a ver com o dia a dia da administração de empresas, principalmente no contexto da tecnologia e inovação”, afirma.
 

A realidade do ESG em empresas de diferentes portes

No seu papel como responsável técnica do projeto de desenvolvimento da estratégia de ESG e Sustentabilidade do Centro de Inovação Blumenau (CIB), Elaise lida diretamente com fundadores de negócios inovadores. “É um equívoco comum empreendedores acharem que ESG é uma ação somente para empresas maiores. Muito pelo contrário, o momento inicial da elaboração da organização é exatamente o mais fácil de agregar o conceito. Dessa forma, ao invés de adaptar processos engessados por anos, a cultura da empresa já nasce olhando para isso”, diz.

A profissional também fala sobre erros frequentes no que diz respeito a empresas que declaram ações de ESG. “O famoso greenwashing – quando se cria uma falsa aparência de sustentabilidade, sem necessariamente aplicá-la na prática – é uma prática indefensável, mas não é só isso. Um dos equívocos mais comuns que encontro é o gestor que quer aplicar uma estratégia pronta à empresa, o que deixa o trabalho raso.”

Ela aponta que o sucesso neste caminho só é possível a partir da análise individual de cada empresa e do contexto onde ela está inserida. “Cada organização é diferente e é preciso trabalhar o ESG dentro das prioridades e realidade de cada negócio.”

 

Líderes e colaboradores dentro do ESG

Na prática, Elaise diz que o ESG começa na governança. “Só de estar com as obrigações tributárias e construir um modelo de contratação abrangente e inclusivo, isso já é ESG.” Mas todas as decisões envolvidas no dia a dia levantam questões relacionadas. “É essencial analisar os parceiros comerciais da organização. Como o seu fornecedor trabalha? Como ele seleciona funcionários, matéria-prima, e os próprios fornecedores?”, desenvolve.

Por isso, o código de ética deve estar inserido na formulação do negócio. “A gente ouve muitos gestores reclamando que a nova geração não quer mais trabalhar. Não é nada disso. As pessoas atualmente precisam se sentir parte do negócio, ser ouvidas e ter espaço para inovar sem medo. Senão, vão buscar novas oportunidades, com razão”, explica.

Neste quesito, algumas questões relevantes são: a necessidade de trabalhar na evolução pessoal do trabalhador, a definição concreta do significado de ‘diversidade e inclusão’ na empresa, e investir no desenvolvimento do funcionário ao invés de contratações externas para suprir necessidades. “Um bom gestor deve identificar os pontos fortes de cada colaborador e oferecer oportunidades de crescimento que sejam condizentes com o seu perfil.”

 

Explorando incentivos fiscais

“Em 2022, nem 3,5 mil empresas usaram o incentivo fiscal da Lei do Bem no Brasil”, afirma Elaise. O total de empresas de Lucro Real (que poderiam, observados os requisitos, usufruir do benefício) ainda não foi divulgado pelo Governo Federal mas, de acordo com a plataforma Econodata, esse número supera os 200 mil.

Segundo a especialista, a Lei do Bem (incentivo fiscal relativo à inovação) é uma oportunidade valiosa para empresas que investem em Pesquisa e Desenvolvimento de Inovação, visando promover soluções que possam alavancar suas práticas ESG. No entanto, é essencial contar com profissionais responsáveis para se enquadrar aos requisitos.

“A legislação demanda uma característica inerente à inovação: o risco. Portanto, instalar painéis de energia solar, por exemplo, não garante incentivo fiscal. A empresa precisa investir em uma inovação tecnológica que possa resultar em um novo produto ou processo, ou que gere melhorias incrementais e ganho efetivo de qualidade ou produtividade aos já existentes”, explica. Um exemplo concreto disso é a catarinense Malwee, que desenvolveu uma nova forma de lavar peças jeans, resultando em um impacto positivo na economia do uso de água.

 

Desmistificando o ESG para o público interessado

Para trazer o tópico de forma objetiva ao público, explicando os detalhes e particularidades do ESG a empreendedores e tomadores de decisão, Elaise apresentará um painel sobre o tema durante o Conexão WK, durante os dias 12 e 13 de setembro em Blumenau/SC.
 

O evento oferecerá mais de 50 palestras e painéis sobre diversos outros temas relevantes no universo da gestão empresarial na atualidade, como estratégias de ESG, Inteligência Artificial, Hiperautomação Financeira, Gestão de Riscos, Inovação, Planejamento e Estratégia, Liderança, entre vários outros.

por Dialetto

- 12 de setembro de 2024
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Portal ContNews

Portal ContNews

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Siga-nos no Instagram
Reunião Diretoria FENACON | Março de 2025

Reunião Diretoria FENACON | Março de 2025

Acompanhe os destaques da Reunião da Diretoria da FENACON realizada em março! Durante o encontro, foram debatidos temas estratégicos para o desenvolvimento do setor contábil e empresarial, incluindo novas iniciativas, projetos em andamento e os principais desafios do...

Siga-nos
Regras do IRPF 2025

Regras do IRPF 2025

Fique por dentro das novidades sobre o Imposto de Renda e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Dr. IR, Valter Koppe, conhecido como Doutor IR, Maurício de Luca, CEO da ConferIR, e apresentação e moderação com Magda Battiston, Portal ContNews....

CAFÉ COM IR | 28/05

CAFÉ COM IR | 28/05

Atualize-se sobre as últimas novidades do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Valter Koppe, conhecido como Doutor IR e Maurício de Luca, CEO da ConferIR. Assista na íntegra:...

Café com IR | 21/05

Café com IR | 21/05

Atualize-se sobre as últimas novidades do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Valter Koppe, conhecido como Doutor IR e Maurício de Luca, CEO da ConferIR. Entre no Grupo Whatsapp CONTNEWS IRPF para ficar...

Café com IR | 14/05

Café com IR | 14/05

Devido os desastres recentes que ocorreram em diversas cidades do estado do Rio Grande do Sul, liberamos a isenção nas mensalidades do ConferIR, como forma de auxiliar na reestrutura dos escritórios contábeis e seus clientes. Estamos juntos nessa luta e faremos o...

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Prepare-se para descobrir *As 5 Mudanças Mais Impactantes no DP com a Chegada do FGTS Digital* com os experts Jení Carla e João Paulo. As portas para o domínio completo do FGTS Digital estão abertas... mas não por muito tempo. ⏳ 🔹 Curso on-line, ao vivo e interativo🔹...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

Há tratamento tributário específico para situações em que rendimentos relativos a anos-calendário anteriores ao do recebimento, que deveriam ter sido pagos periodicamente, foram recebidos de uma única vez. Confira o ebook sobre o assunto com as atualizações para 2023!...