PGFN e as possibilidades de quitação de débitos para ME, EPP e MEI

O empresário com débitos na dívida ativa da União pode fazer renegociação graças a novos editais publicados pela PGFN este ano.

 

De maneira geral, trata-se de uma renegociação via transação tributária e é voltada aos pequenos negócios.

 

O que a PGFN propõe em seus editais é a possibilidade de renegociação de dívidas por transação, com a vantagem de obter uma redução da dívida.

 

Pelo que vimos, são cinco modalidades de negociações que estão abertas com condições que variam por tipo e porte de empresa e valor do débito.

 

O empresário interessado pode fazer o pedido via internet, por meio do portal Regularize da PGFN.

O processo para o pedido de adesão poderá ser feito até o dia 29 de setembro, por isso recomendamos atenção para não perder o prazo.

 

Para os casos que forem considerados como “transação de pequeno valor” pode se fazer a negociação de débitos que totalizem no máximo 60 salários mínimos. Esse parcelamento não é voltado a valores maiores que isso.

 

Na transação de pequeno valor, o contribuinte pode negociar os débitos inscritos em dívida ativa com a união que tenham mais de um ano. O contribuinte pode também ter mais de uma negociação de pequeno valor.

 

O importante a se atentar é que a conta de negociação deverá abranger todas as inscrições elegíveis de cobrança. Quem não incluir todas as inscrições elegíveis na transação poderá ter a sua rescisão. Mas cada empresa poderá escolher mais de uma modalidade de transação, se quiser.

 

A adesão é opcional, tratando-se de inscrições garantidas ou suspensas por decisão judicial.

 

A empresa terá alguns benefícios como pagamento da entrada de 5% da dívida em até 5 prestações mensais. O contribuinte não terá desconto no pagamento das parcelas da entrada, só nas demais parcelas.

 

Para o pagamento do saldo remanescente, pode-se ter 50% de desconto sobre o valor total se pago em 7 meses, 45% de desconto se pago em 12 meses, 40% de desconto em 30 meses, e 30% de desconto em 55 meses.

 

Já uma negociação de dívidas que se enquadra na categoria “Transação para débitos de difícil recuperação” é aquela que está em inscrita há mais de 15 anos ou suspensa por decisão judicial a mais de 10 anos.

 

As empresas também podem utilizar a categoria “Transação garantida por seguro garantia ou carta fiança”. Nesses casos, quem vai utilizar essa opção é o contribuinte que possui decisão transitada em julgado em seu desfavor, cujos débitos estão garantidos por seguro garantia ou carta fiança.

 

Além dessas opções, as empresas ainda têm a categoria “Transação conforme a capacidade de pagamento”, que tem maior prazo para parcelamento da dívida (até 145 meses). O desconto pode chegar até 100% em juros, multas e encargos, e não exige que o contribuinte preencha a declaração de rendimentos. Durante a análise desse edital também percebemos que não há escalonamento de descontos conforme quantidade de prestações.

 

A empresa que se interessar por esses novos editais deve acessar o portal do Regularize e analisar qual o melhor a ser utilizado. Faça simulações, analise os descontos antes de escolher uma das modalidades.

 

A empresa que decidir por utilizar uma destas categorias de transação terá como valor mínimo das prestações R$ 25 se for MEI, e R$ 100,00 nos demais casos.

 

A empresa que tiver dúvidas sobre como aderir pode procurar o atendimento do Sebrae, que está capacitado para dar auxílio nesta questão.

 

O contribuinte também poderá acessar o site https://www.gov.br/pgfn/pt-br/servicos/orientacoes-contribuintes/acordo-de-transacao/acordo-de-transacao para ter mais informações.

- 8 de agosto de 2023
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Carla Lidiane Müller Moritz

Carla Lidiane Müller Moritz

Articulista do Portal ContNews desde 2016. Bacharel em Ciências Contábeis, com MBA em Direito Tributário, cursando especialização em Contabilidade e Gestão de Tributos. Trabalha na SCI Sistemas Contábeis como Analista de Negócios.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Siga-nos no Instagram
Publicação da Versão 11.1.1 do programa da ECF

Publicação da Versão 11.1.1 do programa da ECF

Versão 11.1.1 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores. Foi publicada a versão 11.1.1 do programa da ECF, que deve ser utilizado para transmissões de arquivos da ECF referentes ao ano-calendário 2024...

Publicação da Versão 11.1.1 do programa da ECF

Publicação da Versão 11.1.1 do programa da ECF

Versão 11.1.1 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores. Foi publicada a versão 11.1.1 do programa da ECF, que deve ser utilizado para transmissões de arquivos da ECF referentes ao ano-calendário 2024...

Siga-nos
15/04/25 | Descomplicando o IRPF: Tire Suas Dúvidas ao Vivo

15/04/25 | Descomplicando o IRPF: Tire Suas Dúvidas ao Vivo

A nossa próxima LIVE sobre IRPF já tem dia e hora marcados: 📅 15 de abril⏰ às 8h30📍 No nosso canal do YouTube: https://youtube.com/live/xPKJKTE1ZCs Vamos tirar dúvidas, compartilhar dicas valiosas e te ajudar a declarar seu imposto de renda com mais tranquilidade! 💡💰...

Café com IR 08/04: IRPF sem complicação!

Café com IR 08/04: IRPF sem complicação!

Estamos AO VIVO no nosso canal do YouTube para falar sobre IRPF! 💰📝 Vamos trazer dicas práticas e responder perguntas ao vivo pra te ajudar a declarar com mais segurança e tranquilidade. https://www.youtube.com/live/mYR3D0v3axM #liveirpf #impostoderenda #irpf2025...

Regras do IRPF 2025

Regras do IRPF 2025

Fique por dentro das novidades sobre o Imposto de Renda e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Dr. IR, Valter Koppe, conhecido como Doutor IR, Maurício de Luca, CEO da ConferIR, e apresentação e moderação com Magda Battiston, Portal ContNews....

CAFÉ COM IR | 28/05

CAFÉ COM IR | 28/05

Atualize-se sobre as últimas novidades do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Valter Koppe, conhecido como Doutor IR e Maurício de Luca, CEO da ConferIR. Assista na íntegra:...

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Prepare-se para descobrir *As 5 Mudanças Mais Impactantes no DP com a Chegada do FGTS Digital* com os experts Jení Carla e João Paulo. As portas para o domínio completo do FGTS Digital estão abertas... mas não por muito tempo. ⏳ 🔹 Curso on-line, ao vivo e interativo🔹...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

Há tratamento tributário específico para situações em que rendimentos relativos a anos-calendário anteriores ao do recebimento, que deveriam ter sido pagos periodicamente, foram recebidos de uma única vez. Confira o ebook sobre o assunto com as atualizações para 2023!...