PIS e Cofins sobre recebimento de bonificações

Por meio de uma Solução de Consulta a Receita Federal expressou seu entendimento que incide o PIS e Cofins sobre mercadorias recebidas como bônus.

O esclarecimento fornecido quanto ao recolhimento das contribuições neste caso, foi solicitado por um supermercado.

De acordo com a empresa, ela recebe algumas mercadorias em bonificação, sem custos, e perguntou se esses produtos deveriam ser tributados.

O que a empresa queria saber é se esses produtos poderiam ser considerados como receitas financeiras para o PIS e Cofins.

Resposta da RFB

A Receita respondeu que a mercadoria entregue gratuitamente, ou seja, sem vinculação com a operação de venda é considerada como doação.

Então a receita auferida pela adquirente, tem incidência de PIS e Cofins.

O que vemos é que a receita entende que nestes casos houve um desconto condicional para a pessoa jurídica recebedora.

Para saber qual alíquota utilizar para tributar essas contribuições, é necessário verificar se a receita é financeira ou não.

Isso quando a situação envolve bonificação em mercadorias não constantes de nota fiscal de venda.

A receita financeira, deve seguir os valores do Decreto 8.426/2015, mas se for uma receita comercial, sujeita-se as alíquotas padrões do regime não cumulativo.

Caracterização do negócio

O que a receita dispõe nessa Solução de Consulta é que essa diferença depende da caracterização do negócio jurídico firmado entre as partes nos termos das condições contratuais.

Para os casos de receita de vendas dos bens recebidos como doação, também haverá a cobrança de PIS e Cofins.

A Receita Federal também entende que na venda desses bens, é incabível o desconto de créditos do cálculo do PIS e Cofins.

A Receita entende que já que não houve pagamento das contribuições em etapa anterior não teria o crédito.

A base legal utilizada pela Receita foi o inciso II, do § 2° do art. 3° da Lei n° 10.833/03.

A receita também entende que já que não houve revenda de bens, não poderia surgir o crédito.

A RFB neste caso, aponta que deve ser observado o inciso I do art. 3° da Lei n° 10.833, de 2003.

Tomada de crédito

A impossibilidade em relação a tomada de créditos é taxativa, é possível aproveitar crédito somente daquilo que permite a Lei.

O contribuinte então, deverá observar a Solução de Consulta Cosit n° 202, de 14 de dezembro de 2021, publicado em 24/12/2021.

A Solução de Consulta também está parcialmente vinculada a Solução de Consulta Cosit 291 de 13 de junho de 2017 e Solução de Consulta Cosit 531 de 18 de dezembro de 2017.

Incidência ou não

A incidência ou não de PIS/Cofins sobre doação, para bens recebidos a título de mera liberalidade, sem vinculação com a compra, é um tema polêmico.

A Receita Federal do Brasil reconhece como receita o “Total de Receita tributária correspondente ao Total de receita contábil”.

Essa visão de contabilização de receita, que é usada pelas Normas da Contabilidade, conforme CPC00 também é usada pela RFB.

A “Receita” é o aumento nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada ou aumento de ativo, diminuição de passivos, que resultem em aumento do patrimônio líquido, e que não seja oriundo de aporte dos proprietários da empresa.

De maneira resumida receita para a contabilidade são os benefícios econômicos que resultem em aumento no PL.

Então o valor relativo as mercadorias recebidas em doação, a título de mera liberalidade sem vinculação com a compra é uma receita.

Bonificação

Vamos exemplificar melhor, digamos que temos uma empresa que faz a saída a título de bonificação de mera liberalidade.

A mercadoria enviada não está vinculada a uma operação de venda, sendo enviada a um varejista.

A Receita Federal permite que a venda ocorra sem tributação de PIS/Cofins, mas o varejista ao receber a mercadoria deve tributar as contribuições.

O vendedor neste caso emite a nota ao varejista apenas com o item bonificado, classificado com o respectivo código de operação 5.910 ou 6.910 – Remessa em bonificação, doação ou brinde.

Agora, a questão de ser receita financeira, como comentado, depende da caracterização do negócio jurídico firmado.

As regras atuais dizem que o desconto condicional é aquele que para ser efetivamente concedido depende da ocorrência de uma condição entre as partes.

Não há a inclusão deste desconto, no campo de desconto, na emissão da nota fiscal. Ele é um desconto que tem uma condição imposta pelo vendedor para ocorrer, por isso é condicional.

Ele tem seu efeito apenas sob o pagamento, por isso a tributação de PIS e Cofins o considera como receita financeira para o comprador.

Para a Solução de Consulta Cosit n° 531, de 18 de dezembro de 2017, os descontos condicionais obtidos pela empresa são receitas sujeitas ao PIS e Cofins não cumulativos.

Essa Solução de Consulta precedente a atual já dizia que não se pode excluir esse valor da base de cálculo.

Neste caso também não é aplicável a alíquota zero, prevista no art. 2º da Lei 10.147, de 2000, tendo em vista que são receitas de descontos condicionais.

- 2 de fevereiro de 2022
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Carla Lidiane Müller Moritz

Carla Lidiane Müller Moritz

Articulista do Portal ContNews desde 2016. Bacharel em Ciências Contábeis, com MBA em Direito Tributário, cursando especialização em Contabilidade e Gestão de Tributos. Trabalha na SCI Sistemas Contábeis como Analista de Negócios.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Siga-nos no Instagram
Publicação da Versão 11.1.1 do programa da ECF

Publicação da Versão 11.1.1 do programa da ECF

Versão 11.1.1 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores. Foi publicada a versão 11.1.1 do programa da ECF, que deve ser utilizado para transmissões de arquivos da ECF referentes ao ano-calendário 2024...

Publicação da Versão 11.1.1 do programa da ECF

Publicação da Versão 11.1.1 do programa da ECF

Versão 11.1.1 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores. Foi publicada a versão 11.1.1 do programa da ECF, que deve ser utilizado para transmissões de arquivos da ECF referentes ao ano-calendário 2024...

Siga-nos
15/04/25 | Descomplicando o IRPF: Tire Suas Dúvidas ao Vivo

15/04/25 | Descomplicando o IRPF: Tire Suas Dúvidas ao Vivo

A nossa próxima LIVE sobre IRPF já tem dia e hora marcados: 📅 15 de abril⏰ às 8h30📍 No nosso canal do YouTube: https://youtube.com/live/xPKJKTE1ZCs Vamos tirar dúvidas, compartilhar dicas valiosas e te ajudar a declarar seu imposto de renda com mais tranquilidade! 💡💰...

Café com IR 08/04: IRPF sem complicação!

Café com IR 08/04: IRPF sem complicação!

Estamos AO VIVO no nosso canal do YouTube para falar sobre IRPF! 💰📝 Vamos trazer dicas práticas e responder perguntas ao vivo pra te ajudar a declarar com mais segurança e tranquilidade. https://www.youtube.com/live/mYR3D0v3axM #liveirpf #impostoderenda #irpf2025...

Regras do IRPF 2025

Regras do IRPF 2025

Fique por dentro das novidades sobre o Imposto de Renda e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Dr. IR, Valter Koppe, conhecido como Doutor IR, Maurício de Luca, CEO da ConferIR, e apresentação e moderação com Magda Battiston, Portal ContNews....

CAFÉ COM IR | 28/05

CAFÉ COM IR | 28/05

Atualize-se sobre as últimas novidades do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Valter Koppe, conhecido como Doutor IR e Maurício de Luca, CEO da ConferIR. Assista na íntegra:...

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Prepare-se para descobrir *As 5 Mudanças Mais Impactantes no DP com a Chegada do FGTS Digital* com os experts Jení Carla e João Paulo. As portas para o domínio completo do FGTS Digital estão abertas... mas não por muito tempo. ⏳ 🔹 Curso on-line, ao vivo e interativo🔹...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

Há tratamento tributário específico para situações em que rendimentos relativos a anos-calendário anteriores ao do recebimento, que deveriam ter sido pagos periodicamente, foram recebidos de uma única vez. Confira o ebook sobre o assunto com as atualizações para 2023!...