RELP Simples Nacional 2023 emissão da guia e descontos

A parcela do RELP (Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos) para o mês de Janeiro no Simples Nacional foi liberado para emissão em 20/01. Até então, não era possível fazer essa emissão, pois o programa estava sofrendo adaptações.

 

Agora os contribuintes podem emitir a parcela com desconto, dessa forma, os que já pagaram todas as parcelas de entrada em janeiro podem emitir a guia com desconto.

 

O procedimento, segundo o site do Simples Nacional, é o de emitir o DAS para pagamento da parcela. As empresas já terão o desconto no documento de arrecadação, devendo o pagamento ser efetuado até o último dia útil do mês.

 

O DAS referente à última parcela do valor de entrada, caso tenha vencimento para janeiro, terá desconto em fevereiro.

 

O RELP foi instituído pela Lei complementar n° 193/2022 e regulamentado pelas Resoluções CGSN 166/2022 e 167/2022, e também está regulamentado pela Instrução Normativa RFB nº 2.078/22.

 

O RELP oferece parcelamento com reduções nos valores de juros e multas para débitos apurados no Simples Nacional.

 

O pagamento pode ser realizado em até 180 vezes, com redução das multas e juros, e essa redução pode variar dependendo do faturamento da empresa entre 2019 e 2020.

 

Após lançado, muitos contribuintes aderiram ao RELP, até rescindiram parcelamentos em andamento na época para poder fazer a adesão.

 

O objetivo do RELP era proporcionar melhores condições para que microempresas e empresas de pequeno porte, inclusive o MEI, pudessem quitar suas dívidas.

 

O parcelamento, no entanto, apesar de ser muito vantajoso, e realmente ajudar a enfrentar os efeitos da pandemia, tinha algumas regras que estão impactando agora.

 

A empresa que optou pelo RELP não pode fazer outro parcelamento, o que pode é desistir do RELP. A empresa, nesse caso, precisa analisar se compensa sair do programa, afinal, nessa modalidade existem descontos interessantes. Os descontos podem chegar a 90% sobre multa e juros.

 

Se decidir por esse caminho, o contribuinte, pode desistir do RELP e poderá nesse momento aderir a outro parcelamento. E não há a possibilidade de reverter a desistência efetuada.

 

Pelas regras, o contribuinte não poderá também ter débitos, pois, poderá perder o parcelamento.

 

O contribuinte também deve se atentar quanto as guias referentes aos meses 03, 04 e 05 de 2021. O valor delas não estavam no sistema e não haviam entrado no parcelamento, agora na consolidação eles entraram, então é normal ter aumentado o valor da dívida.

O aumento da dívida também pode estar relacionado com o reenquadramento em 12/2022, pois, se fosse verificado que a redução do faturamento 2019/2020 não estava correta, a empresa seria reenquadrada de modalidade.

 

Portanto, todas as declarações prestadas pelas empresas à Receita Federal em que foram identificadas divergências motivaram o reenquadramento. Os valores de diferença entre a entrada da modalidade selecionada na adesão, e a apurada pela RFB, foram incluídas na última parcela de pagamento da entrada. Porém, caso o contribuinte já tivesse feito o recolhimento dessa última parcela, seria emitida uma parcela residual.

 

E como o pagamento integral da entrada é condição indispensável para emissão das parcelas com desconto, os contribuintes não têm muita opção a não ser quitar esses valores de diferença.

 

A questão dos descontos do RELP também tem apresentado problemas, muitos contribuintes relatam que o parcelamento não está com os seus descontos aplicados de forma correta.

 

O que orientamos quanto a isso é entrar no atendimento da Receita e relatar o problema. Quanto mais contribuintes relatarem mais rápido haverá uma solução.

 

A Receita Federal oferece um canal para dúvidas, e outras situações em:https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento

 

Mas é claro que o RELP está com alguns erros de cálculos, e pelo que sabemos, já estão sendo investigados.

- 27 de janeiro de 2023
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Carla Lidiane Müller Moritz

Carla Lidiane Müller Moritz

Articulista do Portal ContNews desde 2016. Bacharel em Ciências Contábeis, com MBA em Direito Tributário, cursando especialização em Contabilidade e Gestão de Tributos. Trabalha na SCI Sistemas Contábeis como Analista de Negócios.

6 Comentários

  1. Sônia - contadora

    No Relp podemos incluir débitos da RFB? Ou somente débitos na dívida ativa? Porque os débitos com a RFB não estamos conseguindo parcelar no Relp.

    Responder
    • Luciane Tencini

      Olá Sônia!
      O parcelamento RELP criado pela Lei Complementar 193 de 2022 finalizou em 03/06/2022.
      Segundo as regras, são permitidos débitos com a receita federal. O que pode ser que esteja ocorrendo no seu caso:
      – Se estamos falando de débitos que se encontrem em discussão administrativa ou judicial eles não aparecerão de imediato. Deve-se desistir previamente das impugnações ou recursos e ações referentes a ele. Deve-se extinguir o processo.
      – O que entra no RELP são os débitos apurados na forma do Simples Nacional desde que vencidos até a competência do mês imediatamente anterior a entrada em vigor da Lei Complementar do RELP (02/2022). Então seria interessante ver quais são as competências desses débitos que não estão entrando.
      Parcelamento de débitos já inscritos em dívida ativa da união são negociados junto a PGFN, então não vai aparecer toda a negociação em um lugar só.
      Também devem ser negociados direto com os estados, distrito federal ou municípios as dívidas de ICMS ou ISS.
      O que não entra no RELP são as multas por descumprimento de obrigação acessória. E as contribuições previdenciárias apuradas na forma dos anexos IV e V da LC 123/06. E também demais débitos não abrangidos no Simples Nacional. E as dívidas de empresas com falência decretada.
      Os contribuintes com débitos só dos PA 03 a 05/2021, segundo manual do RELP deveria fazer a adesão por meio de processo administrativo na RFB.
      Não sei se algum destes casos se encaixa no seu problema, mas espero que ajude. Senão eu aconselho a levar o caso junto a Receita Federal e ver o que eles dizem.
      Att.
      Carla Lidiane Müller Moritz – articulista Portal ContNews e analista da SCI Sistemas Contábeis

      Responder
  2. Gilson

    Oi eu tenho um parcelamento no meu cnpj ref ao Das, simples nacional.
    Queria incluir o ano de 2021 e 2022 consigo participar desse programa Help ou algum outro que esteja vigorando para que eu possa entrar ?

    Responder
  3. tiago.persi@hotmail.com

    Boa Noite!
    Já finalizei o parcelamento Relp e ao tentar fazer uma nova negociação no parcelamento simples não consigo.
    Aparece o seguinte: (Foi encontrado pedido de parcelamento RELP ativo para o contribuinte).
    Não há mais saldo devedor para os débitos incluídos no parcelamento do Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Microempreendedor Individual. No próximo processamento mensal, o parcelamento do Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Microempreendedor Individual será encerrado.
    O que devo fazer?

    Responder
  4. Renata Bastos

    Olá como vão?

    Estou com a mesma situação mencionada pelo tiago.persi@hotmail.com;

    Podem nos ajudar?

    Responder
    • Genilso Jr

      Olá, boa tarde.
      Estou na mesma situação.
      Conseguiu resolver?

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Siga-nos no Instagram
EFD-CONTRIBUIÇÕES – Versão corretiva 6.0.7

EFD-CONTRIBUIÇÕES – Versão corretiva 6.0.7

Foi publicada a versão 6.0.7 do Programa Gerador de Escrituração - PGE, corretiva da 6.0.6 A versão 6.0.6 do PGE da EFD Contribuições apresentou erro na funcionalidade Visualizar Recibo de Transmissão. Esse erro foi corrigido nesta versão 6.0.7   Recomenda-se realizar...

Siga-nos
Café com IR: 15/04 | Descomplicando o IRPF.

Café com IR: 15/04 | Descomplicando o IRPF.

A nossa próxima LIVE sobre IRPF já tem dia e hora marcados: 📅 15 de abril⏰ às 8h30📍 No nosso canal do YouTube: https://youtube.com/live/xPKJKTE1ZCs Vamos tirar dúvidas, compartilhar dicas valiosas e te ajudar a declarar seu imposto de renda com mais tranquilidade! 💡💰...

Café com IR: 08/04 | IRPF sem complicação!

Café com IR: 08/04 | IRPF sem complicação!

Estamos AO VIVO no nosso canal do YouTube para falar sobre IRPF! 💰📝 Vamos trazer dicas práticas e responder perguntas ao vivo pra te ajudar a declarar com mais segurança e tranquilidade. https://www.youtube.com/live/mYR3D0v3axM #liveirpf #impostoderenda #irpf2025...

Regras do IRPF 2025

Regras do IRPF 2025

Fique por dentro das novidades sobre o Imposto de Renda e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Dr. IR, Valter Koppe, conhecido como Doutor IR, Maurício de Luca, CEO da ConferIR, e apresentação e moderação com Magda Battiston, Portal ContNews....

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Prepare-se para descobrir *As 5 Mudanças Mais Impactantes no DP com a Chegada do FGTS Digital* com os experts Jení Carla e João Paulo. As portas para o domínio completo do FGTS Digital estão abertas... mas não por muito tempo. ⏳ 🔹 Curso on-line, ao vivo e interativo🔹...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

Há tratamento tributário específico para situações em que rendimentos relativos a anos-calendário anteriores ao do recebimento, que deveriam ter sido pagos periodicamente, foram recebidos de uma única vez. Confira o ebook sobre o assunto com as atualizações para 2023!...