fbpx

Plataforma, disponibilizada aos municípios pela União, por meio da Receita Federal, simplifica obrigações tributárias e auxilia na cobrança e fiscalização do ISS. Secretário de Finanças, Vinícius Henrique Alves projeta fomento aos negócios, à atividade econômica, à geração de emprego e renda. “A arrecadação virá como consequência”, avalia. “Para o poder público, e para aqueles que querem ter a conduta certa, a iniciativa nos faz olhar para frente”, afirma prefeito.

O prefeito Rogério Cruz formalizou, nesta quinta-feira (19/01), em ato no Paço Municipal, adesão da Prefeitura de Goiânia ao Serviço Nacional de Nota Fiscal Eletrônica, sistema que fortalece o controle e a fiscalização fiscal, contábil e previdenciária da administração.

A plataforma, disponibilizada aos municípios pelo governo federal, por meio da Receita Federal, simplifica as obrigações tributárias e auxilia na cobrança e fiscalização do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

“Para o poder público, e para aqueles que querem ter conduta certa, a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica nos faz olhar para a frente”, pontuou o prefeito, durante a cerimônia.

“Uma das vantagens de se ter a nota fiscal eletrônica é a economia, redução de erros, maior integridade dos dados e armazenamento de gestão, melhor atendimento ao contribuinte, vasto controle do faturamento e logística e, acima de tudo, melhor gestão contábil. Tudo isso contribui para a segurança do sistema”, ressaltou Rogério Cruz.

Em entrevista à imprensa, o prefeito destacou a importância da Nota Fiscal Eletrônica, “para qualquer município, principalmente para Goiânia, que se desenvolve mais a cada dia, ao buscar recursos com tecnologia e transparência”.

“Parabenizo a equipe da Secretaria de Finanças, e destaco o apoio que recebemos de vários órgãos, como a Receita Federal e o Conselho Regional de Contabilidade”, disse Rogério Cruz.

Para o prefeito, com a implementação da nota fiscal eletrônica, a redução da sonegação se dará de forma automática. “Nós sabemos da importância do ISS para qualquer município, e a própria capital já deixou de arrecadar tributo por vários anos. E agora, com a nota, a transparência será muito maior, e a sonegação, com certeza, vai diminuir”, observou.

Secretário de Finanças, Vinícius Henrique Alves projeta fomento aos negócios, à atividade econômica, à geração de emprego e renda, com a adesão da Prefeitura de Goiânia ao Serviço Nacional de Nota Fiscal Eletrônica

Titular da Secretaria de Finanças, Vinícius Henrique Alves explica que o novo sistema veio para modernizar e auxiliar os municípios na questão tributária.

“Mesmo que, num primeiro momento, o município de Goiânia possa perder um pouco de arrecadação com a plataforma, faremos justiça tributária. Queremos avançar, criar um ambiente transparente e melhor para os nossos empresários e para nossas empresas”, ressaltou.

Mais do que recolher tributos, Vinícius Alves salientou que o foco da prefeitura é o incremento à economia, “e não à arrecadação simples e pura”. Segundo argumentou, “temos certeza de que, uma vez fomentando os negócios, a atividade econômica e a geração de emprego e renda, a arrecadação virá como consequência”.

A secretária de Economia de Goiás, Cristiane Schmidt, que participou do evento, disse que “a decisão do município em aderir ao novo sistema representa um avanço importante para a Prefeitura de Goiânia”.

“Dentro dos valores da Secretaria da Economia, temos a desburocratização, a institucionalização de processos e procedimentos, a gestão ética, técnica e eficaz. Temos transparência ativa e serviço de excelência. São as cinco áreas com as quais trabalhamos. E isso aqui representa essas cinco áreas. Representa um avanço contundente. Por isso, eu quero parabenizar o prefeito Rogério Cruz”, disse Schmidt.

Justiça tributária
Secretário-executivo de Finanças da Prefeitura de Goiânia, Lucas Morais fez a apresentação da plataforma Nacional de Nota Fiscal Eletrônica. Pontuou que o projeto de adesão ao sistema, mesmo que esteja em seu nascedouro, “tem muito a oferecer, tanto para o município, como para o cidadão goianiense”.

Na explanação, Lucas Morais destacou o empenho da gestão municipal na modernização do sistema tributário, por meio de investimentos em tecnologia, por determinação do prefeito Rogério Cruz.

“No município de Goiânia, por bastante tempo, tivemos uma inércia da administração tributária, o que se deve, em especial, à parte de tecnologia. Nosso secretário Vinícius tem sido bastante ousado nesse ponto, e não tenho dúvidas de que, num futuro muito breve, teremos uma das melhores administrações tributárias, não só do nosso estado, mas do nosso país”, ressalvou Lucas Morais.

Segundo Morais, com o Sistema da Nota Fiscal de Serviço Eletrônico, fica estabelecido um padrão nacional para emissão do documento. Há, também, celeridade das obrigações tributárias para o empresário. O controle das prefeituras quanto à arrecadação e fiscalização é fortalecido. Além de Goiânia, já aderiram ao sistema os municípios de Inhumas, Mineiros, Paraúna, Pirenópolis, Portelândia e Planaltina de Goiás.

De acordo com a Secretaria de Finanças, Goiânia figura entre as principais capitais do Centro-Oeste com a melhor arrecadação em ISS. Dados preliminares apontam que, em 2022, a capital arrecadou R$ 983.607.536,20.

Celeridade e transparência
Representante da Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Goiás), Eléia Alvim Barbosa de Souza afirmou que “é digno de aplauso o fato de a Prefeitura de Goiânia aderir ao Serviço Nacional de Nota Fiscal Eletrônica, por tornar o processo mais célere, transparente e eficaz”. Segundo avalia, “tudo que visa segurança, e tudo o que for a favor de diminuir a sonegação, significa justiça fiscal”.

Solenidade de formalização de adesão da Prefeitura de Goiânia ao Serviço Nacional de Nota Fiscal Eletrônica, no Paço Municipal

Adesão
O termo de adesão do município de Goiânia ao Serviço Nacional de Nota Fiscal Eletrônica foi publicado no Diário Oficial do Município, na edição de 10 de novembro de 2022, a partir de convênio da NFS-e, celebrado em 30 de junho de 2022, entre as administrações tributárias da União, do Distrito Federal e dos Municípios, com a participação da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), da Confederação Nacional de Municípios (CNM), e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

A cerimônia contou com a presença do promotor de Justiça Fernando Krebs, dos vereadores Denício Trindade e Anselmo Pereira; do secretário de Governo Michel Magul e do presidente da Agência de Regulação de Goiânia, Hudson Novaes.

por Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

- 20 de janeiro de 2023
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Portal ContNews

Portal ContNews

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Reforma tributária: CAE debate efeitos do Imposto Seletivo

Reforma tributária: CAE debate efeitos do Imposto Seletivo

O projeto em análise (PLP 68/2024), entre outros temas, prevê a substituição de cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) por três: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo, que vai incidir sobre produtos como bebidas alcoólicas, cigarros, bebidas com alto teor de açúcar e veículos a combustão. A reforma tributária permite ainda a cobrança de 1% do Imposto Seletivo na extração de recursos naturais não renováveis, como minérios e petróleo.

Siga-nos no Instagram
Reforma tributária: CAE debate efeitos do Imposto Seletivo

Reforma tributária: CAE debate efeitos do Imposto Seletivo

Estabelecido pela reforma tributária com o objetivo de desestimular o consumo de produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, o Imposto Seletivo será tema audiência pública interativa da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) agendada para terça-feira (8), às 14h....

Reforma tributária: CAE debate efeitos do Imposto Seletivo

Reforma tributária: CAE debate efeitos do Imposto Seletivo

Estabelecido pela reforma tributária com o objetivo de desestimular o consumo de produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, o Imposto Seletivo será tema audiência pública interativa da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) agendada para terça-feira (8), às 14h....

Checklist tributário – 06/10 a 12/10/2024

Checklist tributário – 06/10 a 12/10/2024

Vencimento Obrigação Descrição 10/10/2024 Comprovante de Pagamento ou Crédito de Juros sobre o Capital Próprio Setembro/2024 10/10/2024 IPI TIPI Setembro/2024 - operações realizadas com os produtos classificados no código 2402.20.00 da TIPI 10/10/2024 IRRF - Juros e...

Siga-nos
CAFÉ COM IR | 28/05

CAFÉ COM IR | 28/05

Atualize-se sobre as últimas novidades do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Valter Koppe, conhecido como Doutor IR e Maurício de Luca, CEO da ConferIR. Assista na íntegra:...

Café com IR | 21/05

Café com IR | 21/05

Atualize-se sobre as últimas novidades do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Valter Koppe, conhecido como Doutor IR e Maurício de Luca, CEO da ConferIR. Entre no Grupo Whatsapp CONTNEWS IRPF para ficar...

Café com IR | 14/05

Café com IR | 14/05

Devido os desastres recentes que ocorreram em diversas cidades do estado do Rio Grande do Sul, liberamos a isenção nas mensalidades do ConferIR, como forma de auxiliar na reestrutura dos escritórios contábeis e seus clientes. Estamos juntos nessa luta e faremos o...

Café com IR | 07/05

Café com IR | 07/05

Atualize-se sobre as últimas novidades do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Valter Koppe, conhecido como Doutor IR e Maurício de Luca, CEO da ConferIR. Entre no Grupo Whatsapp CONTNEWS IRPF para ficar...

Café com IR 2024 | 30/04

Café com IR 2024 | 30/04

Atualize-se sobre as últimas novidades do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 e tire suas dúvidas diretamente com os experts no assunto! Com Valter Koppe, conhecido como Doutor IR e Maurício de Luca, CEO da ConferIR. Entre no Grupo Whatsapp CONTNEWS IRPF para ficar...

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Prepare-se para descobrir *As 5 Mudanças Mais Impactantes no DP com a Chegada do FGTS Digital* com os experts Jení Carla e João Paulo. As portas para o domínio completo do FGTS Digital estão abertas... mas não por muito tempo. ⏳ 🔹 Curso on-line, ao vivo e interativo🔹...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

Há tratamento tributário específico para situações em que rendimentos relativos a anos-calendário anteriores ao do recebimento, que deveriam ter sido pagos periodicamente, foram recebidos de uma única vez. Confira o ebook sobre o assunto com as atualizações para 2023!...