Diretor-técnico apresenta o programa voltado para os pequenos negócios inovadores da bioeconomia local durante o South Summit Brazil.
Ao subir ao palco do Demo Stage, do South Summit Brazil, em Porto Alegre (RS), nessa quarta-feira (9), o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, convidou o público para uma reflexão sobre como estamos usando – e pensando – a tecnologia e inovação. Quick falou sobre movimentos que precisam da atuação coletiva, como a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 30, que será realizada em Belém (PA), em novembro, e o projeto de inovação para os biomas brasileiros conduzido pelo Sebrae.
No Rio Grande do Sul, o Inova Pampa foi apresentado ao público nesta quinta-feira (10), ainda durante o South Summit, um dos maiores eventos de inovação da América Latina. Para Quick, apesar dos recursos e da conectividade sem precedentes, é preciso tratar o planeta como uma empresa que precisa de um modelo de negócios sustentável e centrado na vida. Para isso, a força de uma rede de relacionamento e de um ecossistema pode transformar realidades.
Nosso trabalho é dar acesso a mercados, construir essa rede. E temos três grandes forças – que dependem de colaboração e compartilhamento – que podem transformar a sociedade e ‘empurrar’ o mundo na direção correta.
Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae.
“A bioeconomia, com nossos biomas, reservas naturais e culturas, alimenta o planeta. Os pequenos negócios locais desenvolvem a sociedade, empregam, dão dignidade, fazem a economia girar. E a inovação, com as startups que reinventam as formas de desenvolvimento do planeta”, argumenta Bruno.
O programa Inova Biomas, do Sebrae, tem o propósito de ampliar a quantidade de negócios sustentáveis e inovadores da bioeconomia nos biomas brasileiros. Além do Inova Pampa, há três editais em operação: Inova Amazônia, Inova Cerrado e Inova Pantanal.
Abertura oficial
Quick também participou na abertura oficial do South Summit Brazil, quando estavam presentes os principais representantes do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul, além de autoridades governamentais e institucionais. A temática central abrange tecnologia, resiliência e pensar o futuro, principalmente depois dos aprendizados de 2024 durante as enchentes que devastaram a capital gaúcha e outros municípios do estado.
por Sebrae
0 comentários