Evento vai reunir em Florianópolis mais de 25 mil participantes, de forma presencial e online, e grandes nomes do ecossistema de inovação.
O Sebrae/SC lançou na última segunda-feira, 7 de abril, a 7ª edição do Startup Summit, que será realizada nos dias 27, 28 e 29 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis. A cerimônia, realizada na sede do Sebrae/SC, marcou o início da contagem regressiva para um dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo da América Latina e trouxe o anúncio de alguns dos nomes já confirmados na programação deste ano. Os ingressos estão disponíveis no site do evento.
Estiveram presentes no evento o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, José Zeferino Pedrozo, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, o diretor técnico, Fábio Burigo Zanuzzi, o presidente da ACATE, Diego Ramos, o secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, o secretário de desenvolvimento econômico de Florianópolis, Juliano Pires, o gerente de inovação do Sebrae Nacional, Paulo Renato Cabral, o gerente de inovação do Sebrae/SC, Alexandre Souza, o presidente do consórcio municipal Ciga, Emerson Mass, entre outras autoridades.
Ao todo, o Startup Summit 2025 espera mais de 10 mil participantes presenciais e 15 mil online, consolidando-se como um dos principais pontos de encontro do ecossistema de startups no país.
A edição 2025 contará com 200 palestrantes, nove palcos principais e uma plenária, 20 trilhas de conhecimento, 150 expositores e a presença de 250 fundos de venture capital. Estão previstas também a participação de 3 mil startups, além de mil startups expositoras e dos principais formadores de opinião e tendências do mercado nacional e internacional.
Entre os palestrantes confirmados, estão: Tom Gruber, cofundador da Siri (Apple) e especialista em Inteligência Artificial; Carolina Strobel, partner da Antler, fundo global de venture capital early stage; Guilherme Horn, PhD, chefe do WhatsApp para Brasil, Índia e Indonésia; Daniele Amaro, fundadora da Paytrack, startup que captou R$ 240 milhões de investimento com o fundo Riverwood; Diego B. Contezini, CEO da fintech Asaas, responsável pelo maior aporte em startups em 2024 e Lucas Vargas CEO da Nomad.
Durante o lançamento do evento, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, compartilhou sua visão sobre o momento atual do mundo e da economia. “Não podemos mais imaginar qualquer protagonismo econômico que não esteja inserido no contexto da tecnologia e da inovação. Vivemos uma revolução permanente, visível na realidade que nos cerca, trazendo qualidade de vida e transformações profundas. A inovação é a base de tudo aquilo que podemos construir. Ela não apenas modifica a vida, mas transforma também a economia. Precisamos ter a inovação como um valor permanente, porque não há mais espaço para uma economia que não seja sustentável e globalizada”, destacou Lima.
“Nós, do Sebrae, temos uma tarefa hercúlea: hoje, 60% dos brasileiros não querem mais emprego formal, querem empreender. Somos o quarto país do mundo em crescimento do espírito empreendedor, impulsionado pelas micro e pequenas empresas. Isso nos dá uma enorme responsabilidade de fazer com que eventos como o Startup Summit cresçam ainda mais. Santa Catarina alcançou esse protagonismo porque impulsionou a inovação com paixão”, completou.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, José Zeferino Pedrozo, destacou a relevância do evento.”Considerando um dos principais eventos de inovação e empreendedorismo do Brasil, o Startup Summit reforça a potência de Santa Catarina, sexto estado do país em empresas do ecossistema de inovação”, comentou.
Já o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, reforçou a importância das parcerias para a realização do evento. “Agradecemos a Associação Catarinense de Tecnologia, o Sebrae Nacional, a Prefeitura de Florianópolis e o Governo do Estado por todo apoio para a realização do Startup Summit 2025. Esse evento é grandioso e tem essa proporção graças a parceria estratégica de todos”, comentou.

Prêmio Sebrae Startups
O Startup Summit 2025 será novamente palco da final do Prêmio Sebrae Startups, que reconhece e impulsiona negócios inovadores de todo o Brasil. Serão R$ 950 mil em premiações e a seleção de startups para exposição gratuita durante o evento. Em 2025, o prêmio recebeu 3.164 inscrições, e as mil startups selecionadas para apresentar seus produtos e serviços durante o Startup Summit serão anunciadas no dia 30 de maio.
O estado da inovação e tecnologia
Com 27.600 empresas e um crescimento de 18,3% no último ano, o ecossistema de tecnologia de Santa Catarina é o sexto maior do país em número de empresas. Florianópolis lidera entre as capitais na densidade de empresas por mil habitantes. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, falou sobre a importância do evento para o setor.
“O Startup Summit coroa todo o ecossistema de inovação de Santa Catarina e o espírito empreendedor dos catarinenses. Nosso estado foi o que mais cresceu em participação no PIB regional, segundo pesquisa da FGV. Quando analisamos esses dados, percebemos que esse crescimento foi impulsionado, principalmente, pela forte conexão entre a base econômica já existente, especialmente a indústria, e o setor de tecnologia e inovação. Isso mostra a importância de fomentarmos iniciativas como o Startup Summit, que apresenta jornadas empreendedoras, dá visibilidade às startups e conecta essas iniciativas com quem pode impulsioná-las”, ressaltou Fett.
Entre 2020 e 2023, o estado registrou uma média anual de 4.471 novas empresas, com uma taxa média de crescimento de 24,85%. Florianópolis e Blumenau figuram entre os ecossistemas emergentes com maior volume de investimentos em venture capital no Brasil. A capital catarinense é ainda considerada a mais inovadora do país, com infraestrutura tecnológica, polos de pesquisa, universidades e uma vibrante cultura empreendedora. Em 2024, a Lei nº 14.955 reconheceu oficialmente Florianópolis como a 1ª Capital Nacional das Startups, abrigando atualmente 676 startups.
No estado, há 1.604 startups mapeadas. Segundo o Sebrae Startups Reports, do Observatório de Startups do Sebrae/SC, 35,66% dessas empresas estão em fase de tração. Os principais setores da economia atendidos por elas são: tecnologia da informação (17,82%); saúde e bem-estar (8,85%), gestão e consultoria (8,34%) e educação (7,84%). Além disso, 29,39% das startups catarinenses são microempresas, e o modelo de negócios B2B predomina, adotado por 64,25% delas.
Catalisa Gov
Durante o evento, foi firmada também uma parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública, o CIGA, para a aplicação da metodologia Catalisa Gov. A iniciativa faz parte de uma estratégia do Sebrae para impulsionar a inovação aberta no setor público brasileiro, orienta os gestores públicos em todo o processo de compras públicas de inovação, ajuda a melhorar o ambiente de negócios, a inovação e a qualidade de vida das pessoas.
por Sebrae
0 comentários